Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Peritos da Previdência ameaçam boicotar o pente-fino do INSS

Os peritos da Previdência Social não deverão retomar os exames do pente-fino do INSS nos benefícios por incapacidade após 25 de novembro, como prevê o governo.

Para voltar a participar do mutirão de revisões, a categoria quer a aprovação do pagamento do bônus de R$ 60 por perícia realizada no pente-fino e do aumento de 27,9% acordado com o governo em fevereiro.

O boicote dos peritos à revisão ganhou força na quarta (9), após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter declarado que a Casa não vai aprovar reajustes salariais para nenhuma categoria além dos que já estão previstos.

O aumento para os peritos, que seria pago em quatro parcelas anuais -a primeira venceria em agosto, nem sequer foi enviado pelo governo à Câmara.

O reajuste dos médicos faz parte do acordo que resultou no encerramento de uma greve com duração de 165 dias e que causou atrasos em 1,3 milhão de perícias.

A assessoria de Rodrigo Maia informou que o deputado não pretende barrar o aumento aos peritos, mas considera que a crise econômica não permite novos reajustes ao funcionalismo.

Procurada pelo Agora, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) não comentou as informações obtidas pela reportagem.

BÔNUS

Um dia depois de não conseguir aprovar, na Câmara, a “urgência regimental” do projeto de lei que garante o bônus dos peritos -e viabiliza o pente-fino-, o governo reiniciou ontem as negociações para votá-lo na semana que vem.

A estratégia adotada pelo Planalto foi retirar a “urgência constitucional” do projeto, eliminando assim o prazo de cinco sessões para a apresentação de emendas dos deputados. Sem essa regra, o governo vai tentar, novamente, a aprovação da urgência na Câmara.

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) disse contar com a aprovação do pente-fino até o dia 25.

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento de pacientes do Sistema Único...

Prefeito da Flórida critica policial após Gisele Bündchen chorar em abordagem; entenda

Insatisfeito com a maneira que Gisele Bündchen foi tratada, o prefeito de Surfside, na Flórida (EUA), Charles W. Burkett, criticou abordagem da polícia local:...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento...
Fundação Jose Silveira

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento...

Prefeito da Flórida critica policial após Gisele Bündchen chorar em abordagem; entenda

Insatisfeito com a maneira que Gisele Bündchen foi tratada, o prefeito de Surfside, na Flórida (EUA), Charles W. Burkett,...

Celebrando as etnias indígenas, artesanato ancestral é destaque na Feira da Bahia

O artesanato ancestral das comunidades Tupinambá, Pataxó Hã-Hã-Hãe, Kariri-Xocó, Kiriri, Pataxó, Tuxá e Kaimbé está em destaque na Feira...

Médicos veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, que morreu enquanto estava em trânsito, sob a responsabilidade de uma companhia aérea,...