Itacaré: polícia resgata 130 aves criadas em cativeiro  

Cento e trinta pássaros de diversas espécies foram resgatados por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Porto Seguro, na quinta-feira (11/06), após reforço no patrulhamento de áreas de desmatamento em Itacaré, no Sul da Bahia.

Segundo o tenente Fábio Nilo dos Santos Soares, lotado na Cippa/PS, os animais foram apreendidos em várias residências da zona rural do distrito de Taboquinhas, naquele município.

“A criação desses animais sem autorização prévia é proibida. Culturalmente os moradores dessa região criam as aves em cativeiro, mas sempre estamos atentos e recomendamos que não seja realizada a prática”, contou o policial.

Das aves encontradas, 65 eram pássaros silvestres, 26 papa-capins, 15 canários-terras, seis da espécie Brejal, cinco chorões, três curiós e mesma quantidade de pássaros pretos e sabiás além de dois trinca-ferros e o mesmo número de guris.

Após serem apreendidos, os PMs avaliaram e devolveram metade dos animais para a natureza. Outra metade segue apreendida na unidade de polícia ambiental para serem entregues ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Itabuna.

Porto Seguro

Ainda na quinta-feira (11), durante rondas no bairro Agrovila, em Porto Seguro, os PMs perceberam que um veículo transportava 150 quilos de carvão vegetal sem autorização. Feita a abordagem o condutor foi questionado pelos PMs se possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), que o autorizava a transportar o material.

O tenente Fábio Nilo explicou que possivelmente o homem estaria levando o material para um armazém maior, onde seria ensacado e vendido.

“Como ele não tinha o documento de autorização, o encaminhamos para a nossa unidade onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado”, informou o PM, lembrando que o veículo e todo o material “seguem apreendidos na sede da unidade de polícia ambiental, ã disposição do Ministério Publico”.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...