Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Governo entrega Mercado Municipal à população de Barro Preto

Com estrutura nova e todos os espaços requalificados, o Mercado Municipal de Barro Preto foi entregue, oficialmente, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), na sexta-feira (12). A ação aconteceu durante evento virtual transmitido ao vivo, pelo Canal SDRBahia, no Youtube.

Com investimento de mais de R$ 742 mil, a obra possibilita a comercialização de alimentos, de forma mais adequada e higiênica, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de Barro Preto, estimada em 5.591 habitantes.

De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, o objetivo é apoiar a agricultura familiar, especialmente em municípios como o de Barro Preto, que têm na agricultura a sua principal fonte econômica: “A agricultura familiar realiza a importante atividade de produzir alimentos, que gera renda, mantém o homem e a mulher no campo, e sustenta a economia desses municípios”.

A entrega do Mercado Municipal de Barro Preto integra a ação Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, uma estratégia da SDR, que fomenta e assegura o desenvolvimento rural do estado, com iniciativas estruturantes que fortalecem a agricultura familiar nos 27 Territórios de Identidade.

O secretário da SDR lembrou ainda que esse empreendimento é um dos locais mais importantes para o agricultor, que tem o espaço adequado para comercializar seus produtos, além de promover o bem-estar de toda a população e incentivar a produção de alimentos, como as olerículas, que têm cultivo de ciclos curtos, e terá sua produção apoiada com investimentos do Governo do Estado, por meio do edital Emergencial voltado para Segurança Alimentar e Nutricional, que está com inscrições abertas até o próximo dia 23 de junho.

Outra iniciativa importante, citada durante a transmissão ao vivo, que também integra a ação Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, é a Viva a Feira, que tem o objetivo de promover, em cerca de 200 feiras em todo o estado, a entrega de kits com equipamentos de proteção para os feirantes, estendendo os benefícios também para quem consome e passará a comprar os produtos em uma feira mais organizada, com a utilização das devidas proteções e higienizações.

A prefeita de Barro Preto, Ana Paula Simões, agradeceu a todos que contribuíram para a entrega do mercado municipal, totalmente reformado, que deixou a todos que irão utilizar satisfeitos: “Estamos entregando uma obra de valor imenso, que nenhuma outra vai superar em Barro Preto. O mercado municipal era um sonho da população de Barro Preto, realizado”.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, salientou que os mercados são, para muitos municípios, o principal empregador: “Os mercados municipais são locais que contribuem para promover a geração de renda para as famílias dos agricultores e agricultoras e comerciantes”. Ele ressaltou a parceria com a Prefeitura Municipal, que também participou com contrapartida, possibilitando a entrega desse equipamento novo e moderno, que está à disposição de quem comercializa e de quem consome, fortalecendo a economia local e também a agricultura familiar.

Durante a transmissão, foram citadas ações que o Governo do Estado vem realizando para o combate da pandemia do coronavírus, de forma integrada, que perpassa não só a área da saúde, mas integra também iniciativas transversais como a do edital para habilitação de empreendimentos para a fabricação de máscaras, que vem descentralizando e gerando renda para diversas famílias em todo o estado.

Participaram da entrega virtual do mercado, o deputado estadual Osnir e do deputado federal Joseildo Ramos, do presidente da Câmara de Vereadores, Alain Andrade, o vice-prefeito, Mariano Macedo, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Jonathan Guimarães, o secretário municipal de Administração, Adriano Clementino, e a secretária de Agricultura, Adriza Correia.

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um FIAT/Pulse e durante a abordagem,...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal, localizada na Barra da Tijuca,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...
Fundação Jose Silveira

Homem recebe carro furtado como pagamento de dívida e acaba na delegacia

Um homem de 45 anos foi detido nesta terça-feira (23), em Alagoinhas (BA). Ele estava a bordo de um...

DE MALA E CUIA: Gracyanne Barbosa diz que Belo saiu de casa e “levou tudo”

O cantor Belo, recentemente separado de Gracyanne Barbosa após 16 anos de relacionamento, saiu da antiga mansão do casal,...

CABEÇA DO CONGRESSO! Senador baiano é eleito relator-geral do Orçamento

O senador baiano Angelo Coronel (PSD) foi eleito na tarde desta quarta-feira (24/04) relator-geral do Orçamento de 2025. A...

MISTÉRIO: Psicólogo desaparece em Salvador após briga em viagem ‘bate e volta’

Um psicólogo de 32 anos está desaparecido há quatro dias após se envolver em uma briga no desembarque de...