Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Praia do Forte vai ter acesso restrito por 8 dias

Devido ao aumento de casos de contágio pelo novo coronavírus nas últimas semanas no município e, principalmente, em cidades vizinhas, como Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila e Lauro Freitas, a Prefeitura de Mata de São João vai restringir o acesso de veículos à Sede e à Praia do Forte, a partir das 0h deste sábado (20/06), até o dia 28.

A gestão pública entende que o aumento de visitantes neste período de festas juninas, mesmo não havendo eventos e feriados, é uma ameaça real à saúde da população matense. Equipes da prefeitura e Polícia Militar farão barreiras sanitárias no Pórtico da Praia do Forte, no Entroncamento da Rodagem do Torre e próximo à ponte de Dias D’Ávila (na Sede), para controlar os acessos dos automóveis. A entrada do Caboré e o entroncamento de acesso ao Amado Bahia serão interditados.

Só será permitida a passagem de veículos com moradores, trabalhadores e prestadores de serviços, com comprovação de residência, adesivos (no caso da Praia do Forte), e comprovação de trabalho. Além de restringir o acesso dos veículos, as barreiras serão responsáveis pela aferição de temperatura das pessoas, com o objetivo de detectar casos suspeitos de COVID-19.

Medida necessária – “É uma medida difícil, dura, mas extremante necessária. É o que a situação exige do poder público municipal. É o que é preciso fazer, para evitar que não tenhamos uma grande onda de contaminação pelo Coronavírus em Mata de São João nestes dias”, alerta o Prefeito Marcelo Oliveira.

“Sabemos que é um período de tradição, de confraternização e que muitos matenses recebem parentes e amigos. Mas nossa saúde está acima de tudo”, explica o prefeito. “Para o próprio bem dos matenses, peço a colaboração de todos, para não convidarem pessoas para o São João em Mata. Convença que não é tempo de comemorar, mas de se proteger. Que no ano que vem, com fé em Deus, todos estarão juntos outra vez”, apela.

Alerta – A situação em relação à curva de contagio estava confortável até a semana passada em Mata de São João. Há menos de 15 dias, o município tinha apenas sete pacientes diagnosticados com COVID-19 ativos, em tratamento. Porém, nesta última semana novos casos apareceram e acenderam o sinal de alerta. O boletim epidemiológico de ontem (18) apontou 49 pacientes ativos e 51 recuperados.

“Um fato que preocupa mais ainda e oferece muito mais risco é a situação dos nossos municípios vizinhos, principalmente Camaçari e Dias D’Ávila. Essas localidades estão muito próximas e há um intercâmbio muito grande, por relações de parentesco e de amizade, com os moradores de Mata”, explica diz Marcelo Oliveira.

“Em relação à Praia do Forte, haveria uma procura natural pelo destino, visto que muitos moradores de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari se deslocariam pra lá nesse período, por acharem seguro, em relação às suas cidades, para lazer”, justifica o gestor municipal.

Comprovação – Os moradores permanentes e de segunda residência de Praia do Forte terão acesso à localidade com apresentação de adesivos de veículos de acesso, que foram distribuídos pela Prefeitura no final de 2019 e começo de 2020, ou com comprovantes de residência (recibos de água, luz, IPTU, telefone ou correspondências bancária).

Os prestadores de serviço devem apresentar identificação funcional e os trabalhadores com comprovação de vínculo trabalhista, a exemplo de carteiras funcionais, crachás ou carteira de trabalho. Os transportes de mercadorias essenciais, ou, em casos de urgência, serão devidamente inspecionados. Não será permitida também a entrada de veículos cuja atividade econômica seja o transporte de passageiros, a exemplo de táxi, vans, ônibus de turismo.

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma pistola 21 munições e dois...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...
Fundação Jose Silveira

TIROS! Vítimas de sequestro resgatadas e dois mortos em Ilhéus

Policiais militares da 70ª CIPM salvaram a vida de quatro pessoas e apreenderam com criminosos uma submetralhadora 9mm, uma...

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...