CBF divulga calendário para 2017: Copa do Brasil acaba em outubro

A CBF divulgou na tarde desta segunda-feira o calendário do futebol brasileiro para 2017. As maiores mudanças aconteceram na Copa do Brasil, que teve sua decisão antecipada para outubro e terá as fases um e dois disputadas em partida única. A entidade anunciou também as janelas para as demais competições, como os campeonatos estaduais, que poderão acontecer entre 29 de janeiro e 7 de maio – com um total de 18 datas. A previsão é de 25 dias de pré-temporada para os clubes. A Série A do Campeonato Brasileiro com 38 rodadas está prevista para começar no dia 14 de maio e terminar em 3 de dezembro.

O martelo sobre as fases iniciais da Copa do Brasil ainda não foi batido pela diretoria de competições da CBF. O regulamento ainda está sendo fechado. Com relação às partidas únicas nas fases um e dois, há duas possibilidades em análise: o mandante ser escolhido pelo ranking, com o melhor colocado fazendo o jogo em casa, ou critério do sorteio, o que possibilitaria jogos em centros menos badalados.

A Primeira Liga sequer foi citada pela CBF no calendário. As datas para as Copas do Nordeste e Verde serão divulgadas, segundo a entidade, oportunamente. As alterações têm também como objetivo fazer com que o calendário se ajuste ao novo da Conmebol ainda não publicado oficialmente com relação à disputa da Copa Libertadores, que em 2017 começará em 1º de fevereiro, com a Pré-Libertadores, e vai até 29 de novembro, com 20 datas disponíveis. A Copa Sul-Americana, outra competição organizada pela Conmebol, será de 5 de abril a 13 de dezembro, com 12 datas disponíveis.

Copa do Brasil
A Copa do Brasil vai começar dia 8 de fevereiro e terminará no dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, com 23 datas disponíveis. A CBF informou que a fórmula de disputa será detalhada e publicada oportunamente. Serão oito fases: cinco no primeiro semestre e três no segundo semestre. As fases um e dois serão em jogos únicos, utilizando-se quatro datas, duas por fase. Os times que disputarão a Libertadores entrarão nas oitavas de final (que serão a fase 05), e os clubes que disputarão a Copa Sul-Americana poderão jogar a Copa do Brasil desde o começo. As partidas finais terão datas exclusivas nas semifinais e finais.

Série A do Brasileirão
O Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão – a Série A – será disputado de 14 de maio a 3 de dezembro, com 38 datas. Serão 10 meios de semana. Ficou estabelecida a manutenção de duas paradas de três datas na Série A para a Seleção nas eliminatórias.

Séries B e C e D
O Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão – a Série B – vai começar na véspera do Brasileirão: dia 13 de maio. A última rodada será disputada no dia 25 de novembro, e a competição terá também 38 datas disponíveis.
A Série C, terceira divisão nacional, irá de 14 de maio a 22 de outubro, com 24 datas disponíveis. A final será adiada por uma semana. A CBF informou também que haverá algumas trocas no posicionamento de datas nas séries A, B e C com relação ao calendário de julho.

A Série D, quarta divisão brasileira, começa 21 de maio e vai até 3 de setembro.

Estaduais
A pré-temporada para os clubes será de 25 dias – de 4 a 28 de janeiro. Depois, começam os estaduais, a partir de 29 de janeiro. O último dia para as finais é 7 de maio. Serão 18 datas para os torcedores de todo o Brasil acompanharem seus clubes, com 15 finais de semana e três meios de semana. A novidade é que a final foi adiada por uma semana – antes era dia 30 de abril.

 

*globoesporte

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...

Governo do Estado lança revista em quadrinhos sobre combate ao racismo e incentivo à ciência

Arte e educação se unem no combate ao racismo e no incentivo à ciência. Como parte das celebrações do Mês da História Negra nos Estados Unidos, as...