Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TCM, UPB e Sebrae orientam prefeitos sobre desafios da gestão pública

Desafios da gestão municipal em tempo de crise, responsabilidade do gestor, e transmissão de mandato são três dos temas apresentados no Encontro de Orientação do TCM com Prefeitos Eleitos e Reeleitos. O evento, está acontecendo nesta quarta, dia 16/11, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador com apoio da UPB e Sebrae durante todo o dia.

“É com muita alegria que recebo e parabenizo cada um de vocês, temos aqui hoje mais de 300 prefeitos e prefeitas buscando orientação e conhecimento”,  disse a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria ao dar as boas vindas aos prefeitos. De acordo com a municipalista, o Tribunal de Contas parte do princípio de que todos os prefeitos estão comprometidos com a realização de uma boa gestão pautada pela ética, transparência e pelo respeito ao dinheiro público.

Por isso, acrescentou, que o TCM faz questão de mostrar aos gestores públicos o seu “lado pedagógico”, orientando-os a aplicar corretamente o dinheiro do contribuinte. “Ouçam o Tribunal, perguntem, consultem. O papel do Tribunal não é só de julgar as contas. Então fiquem atentos e tirem suas dúvidas”, afirmou.

No momento ela preferiu falar dos caminhos que devem direcionar o prefeito para governar bem como conhecer a realidade da prefeitura e do município, através de um diagnóstico preliminar, construir seu planejamento estratégico e investir na capacitação do servidor.

Já o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Netto em sua pronunciamento disse que “o tribunal está de portas abertas à todos vocês, prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, nosso missão é orientar. Preparamos uma cartilha para vocês e nossos técnicos estão aqui para eventuais dúvidas”.

“Quero também prestar uma homenagem a Maria Quitéria que foi quem consolidou essa parceria da UPB com o TCM. Parceria essa que já dura cinco anos e vêm gerando bons frutos”, disse o conselheiro.

O superintendente do Sebrae/Ba, Adhvan Furtado falou das prioridades da instituição, valorização das pequenas empresas, da Sala do Empreendedor nos municípios e da parceria Sebrae/UPB. “Gostaria de chamar a atenção para a crise que estamos vivendo em nosso país, aumentando assim o desemprego. O maior contratante: as micro e pequenas empresas. E as micro e pequenas empresas não funcionam sem o apoio das prefeituras. Então prefeitos gostaria de fazer um convite para uma visita ao Sebrae”, destacou.

Presente no evento o prefeito de Salvador, Antônio Calos Magalhães Neto afirmou, “quero parabenizar a iniciativa desse encontro, isso nos mostra que o Tribunal de Contas dos Municípios se preocupa em fazer um trabalho preventivo. O TCM deve ser visto como um órgão parceiro, onde se pode ter um diálogo aberto com a equipe técnica do tribunal. Trabalho preventivo e de orientação”, finalizou. Prestigiaram também a abertura do evento, técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, do Sebrae, prefeitos e demais municipalistas.

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras nele. A tragédia aconteceu no...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA EM ALCOBAÇA: Cadeirante morre queimado após vela cair em colchão

Um homem de 36 anos morreu após uma vela cair em um colchão da sua casa e provocar queimaduras...

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...