TCM, UPB e Sebrae orientam prefeitos sobre desafios da gestão pública

Desafios da gestão municipal em tempo de crise, responsabilidade do gestor, e transmissão de mandato são três dos temas apresentados no Encontro de Orientação do TCM com Prefeitos Eleitos e Reeleitos. O evento, está acontecendo nesta quarta, dia 16/11, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador com apoio da UPB e Sebrae durante todo o dia.

“É com muita alegria que recebo e parabenizo cada um de vocês, temos aqui hoje mais de 300 prefeitos e prefeitas buscando orientação e conhecimento”,  disse a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria ao dar as boas vindas aos prefeitos. De acordo com a municipalista, o Tribunal de Contas parte do princípio de que todos os prefeitos estão comprometidos com a realização de uma boa gestão pautada pela ética, transparência e pelo respeito ao dinheiro público.

Por isso, acrescentou, que o TCM faz questão de mostrar aos gestores públicos o seu “lado pedagógico”, orientando-os a aplicar corretamente o dinheiro do contribuinte. “Ouçam o Tribunal, perguntem, consultem. O papel do Tribunal não é só de julgar as contas. Então fiquem atentos e tirem suas dúvidas”, afirmou.

No momento ela preferiu falar dos caminhos que devem direcionar o prefeito para governar bem como conhecer a realidade da prefeitura e do município, através de um diagnóstico preliminar, construir seu planejamento estratégico e investir na capacitação do servidor.

Já o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Netto em sua pronunciamento disse que “o tribunal está de portas abertas à todos vocês, prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, nosso missão é orientar. Preparamos uma cartilha para vocês e nossos técnicos estão aqui para eventuais dúvidas”.

“Quero também prestar uma homenagem a Maria Quitéria que foi quem consolidou essa parceria da UPB com o TCM. Parceria essa que já dura cinco anos e vêm gerando bons frutos”, disse o conselheiro.

O superintendente do Sebrae/Ba, Adhvan Furtado falou das prioridades da instituição, valorização das pequenas empresas, da Sala do Empreendedor nos municípios e da parceria Sebrae/UPB. “Gostaria de chamar a atenção para a crise que estamos vivendo em nosso país, aumentando assim o desemprego. O maior contratante: as micro e pequenas empresas. E as micro e pequenas empresas não funcionam sem o apoio das prefeituras. Então prefeitos gostaria de fazer um convite para uma visita ao Sebrae”, destacou.

Presente no evento o prefeito de Salvador, Antônio Calos Magalhães Neto afirmou, “quero parabenizar a iniciativa desse encontro, isso nos mostra que o Tribunal de Contas dos Municípios se preocupa em fazer um trabalho preventivo. O TCM deve ser visto como um órgão parceiro, onde se pode ter um diálogo aberto com a equipe técnica do tribunal. Trabalho preventivo e de orientação”, finalizou. Prestigiaram também a abertura do evento, técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, do Sebrae, prefeitos e demais municipalistas.

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...