Tempo de trabalho infantil vale para aposentadoria, decide STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que o de trabalho rural infantil pode ser computado para efeitos previdenciários. Na decisão, o tribunal reconheceu a ilegalidade do trabalho infantil, mas entendeu que não somar o para o cálculo da aposentadoria é punir o trabalhador duas vezes.

O caso, julgado no inicio deste mês, envolveu um homem que começou a trabalhar com a família na zona rural aos 11 anos de idade e pediu à Justiça que o período trabalhado antes de completar 14 anos fosse somado ao de serviço para solicitação da aposentadoria da Social. Nas instâncias inferiores, somente o período trabalhado a partir dos 14 anos foi aceito por ser permitido por lei.

No STJ, a Primeira Turma manteve a jurisprudência do tribunal e entendeu que não há idade mínima para reconhecimento do período de trabalho rural infantil para fins previdenciários.

No voto sobre a questão, o ministro Napoleão Nunes Maia, relator do caso, afirmou que o reconhecimento não é uma chancela do Judiciário ao trabalho infantil.

“Reafirma-se que o trabalho da criança e do adolescente deve ser reprimido com energia inflexível, não se admitindo exceção que o justifique. No entanto, uma vez prestado o labor o respectivo deve ser computado, sendo esse cômputo o mínimo que se pode fazer para mitigar o prejuízo sofrido pelo infante, mas isso sem exonerar o empregador das punições legais a que se expõe quem emprega ou explora o trabalho de menores”, disse.

No dia 12 deste mês, em referência ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, diversas entidades lembraram que, de acordo com o Instituto eiro de Geografia e Estatística (), o tem cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes trabalhando ilegalmente.

40 anos sem Vinícius: saiba mais sobre o Poetinha que cantou a saudade

"Se estiver com saudades, pode abrir os ouvidos e inspirar os olhos". Os versos estão enfileirados na memória, nos arquivos, no coração de um país, no alento,...

Mulher Melão apela com “versão de mim mais proibidona”; fotos

"Aceita desarmar essa bomba? Vem aí uma versão de mim ainda mais proibidona”, escreveu Renata Frisson, a 'Mulher Melão’ ao publicar no Instagram, na última quinta-feira (02/07),...

Morre aos 96 anos o ator Leonardo Villar, de ‘O Pagador de Promessas’ e ‘Passione’

O ator Leonardo Villar morreu hoje (03/07), em São Paulo, aos 96 anos, vítima de uma parada cardíaca. Nascido em Piracicaba, em 25 de julho de 1924,...

Will Smith teria permitido relacionamento da mulher com rapper

O ator Will Smith teria dado o aval para um relacionamento da mulher, Jada, com o rapper norte-americano August Alsina, 27 anos. O músico contou em entrevista...