Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ACM Neto homenageia profissionais da saúde durante Dois de Julho

Fotos: Max Haack/Secom

Em quase dois séculos de celebração da Independência do Brasil na Bahia, os soteropolitanos viveram uma comemoração diferente do Dois de Julho nesta quinta-feira, no Largo da Lapinha. A participação popular foi marcada apenas pela presença de moradores da região nas sacadas, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Sem deixar de reverenciar a data, no entanto, o prefeito ACM Neto reuniu-se a outras autoridades do município e do estado, a exemplo do governador Rui Costa, para o ato solene simbólico e aberto apenas para autoridades civis e militares e para a imprensa. Isso para evitar aglomeração. 

Ao participar do ato, o prefeito lembrou dos heróis que lutaram pela Independência da Bahia e do Brasil, mas deixou também uma homenagem aos guerreiros e guerreiras do presente: os profissionais da saúde que cuidam diariamente das pessoas infectadas pelo coronavírus.

“A batalha hoje está sendo travada nos leitos hospitalares, nos 163 bairros desta cidade e nos 417 municípios da Bahia. Neste momento, nós não podemos deixar de homenagear os heróis do presente. Ao recordarmos os heróis do passado, precisamos homenagear os do presente, em especial a todos os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente, arriscando as suas vidas, dando o melhor de si para salvar a vida do próximo”, afirmou.

ACM Neto ressaltou o momento atípico, mas reafirmou a necessidade de manter o distanciamento social. “Todos nós estamos acostumados com um Dois de Julho marcado pela multidão, mas, nesse momento, nós todos precisamos mostrar, por meio desse gesto simbólico, que a melhor forma de a gente homenagear a todos que lutaram ao longo de toda a história pelo nosso estado e pela nossa cidade é respeitando a distância”.

O governador Rui Costa também ressaltou a batalha enfrentada pelo povo baiano e de todo o país para superar o coronavírus: “Essa é uma homenagem a uma grande batalha que simbolizou não só a independência da Bahia, mas também a independência do Brasil. Hoje, o povo baiano, o Brasil e o mundo vivem outra batalha, cujo modus operandi a ciência ainda busca explicar. Esse vírus, entre tantos ensinamentos tristes que traz para a humanidade, deixará um: de que não é possível minimizar o valor da vida humana”.

*Solenidade* – O hasteamento das bandeiras de Salvador, do Brasil, da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) foi feito, respectivamente, pelo prefeito ACM Neto, governador Rui Costa, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, e pelo presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro. O ato simbólico contou ainda com a caracterização e retirada do caboclo e da cabocla de dentro do pavilhão da Lapinha e com a deposição de flores aos heróis da Independência no monumento do General Labatut.  

O ato simbólico em celebração à data magna da Bahia foi encerrado esta manhã, com a execução do hino ao Dois de Julho.

*Programação virtual* – O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, responsável todos os anos pela organização da festa, informou a realização de uma programação virtual construída com muito carinho pela fundação para complementar o ato simbólico de hoje. A programação segue disponível no canal da FGM do Youtube a partir de hoje e ao longo da semana.

“Essa programação vai possibilitar que adultos e crianças possam conhecer um pouco mais da festa fora da farra. Será uma oportunidade de as pessoas aprenderem um pouco mais”.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...