Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Estado faz parceria para combate ao coronavírus em instituições de longa permanência para idosos

O combate ao coronavírus em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) ganhou reforço. O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), firmou parceria com o Itaú Unibanco e juntos vão atuar no combate da doença. A iniciativa envolverá 51 ILPIs, localizadas em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna, beneficiando mais de 2 mil idosos.

A ação integra o Programa Todos pela Saúde, do Itaú Unibanco, que atua na prevenção, orientação, avaliação e monitoramento junto às ILPIs pelo período de 90 dias. A primeira fase visa à doação de insumos como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), materiais de limpeza e desinfecção, além da realização de testagem nos idosos e nas equipes que trabalham nas instituições, assim como acompanhamento, treinamento dos profissionais, manejo clínico e isolamento adequado dos casos positivos.

“Uma parceria importante no reforço das ações de combate à pandemia e que foi pensada com foco num público altamente vulnerável e que desenvolve a doença no seu quadro mais grave. Uma ação que expressa a responsabilidade social de uma instituição como o Itaú. É uma união de forças com o objetivo de salvar vidas”, afirma o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS.

Na ação, também está prevista a doação de tablets, notebook, aparelhos de TV e outros equipamentos para que os idosos residentes nas instituições assistam a vídeos educativos, bem como mantenham contato com os familiares, fortalecendo os vínculos afetivos, tendo em vista a suspensão de visitas nesse período.

O Governo do Estado integra a parceira por meio da SJDHDS e da Secretaria da Saúde (Sesab), atuando na articulação com as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, como explica a coordenadora estadual de Proteção Social Especial da SJDHDS, Márcia Santos.

“A operacionalização do programa será realizada por uma Organização Não Governamental, com o apoio das gestões municipais. O papel do Governo do Estado é o de articular a rede, para firmar a parceria e ser um elo entre as entidades e as diversas áreas do executivo, além de acompanhar o processo da prevenção e também na condução e tratamento. A Sociedade Brasileira de Geriatria também é parceira do programa”, destaca a coordenadora.

Critérios

As Instituições de Longa Permanência para Idosos que vão receber o apoio passaram por processo de seleção. Um dos critérios foi estar localizada em municípios com população superior a 200 mil habitantes e atuar na promoção dos direitos da pessoa idosa consolidados no Estatuto do Idoso, além de contribuir com o envelhecimento ativo e fortalecimento de políticas públicas, auxiliando na promoção da qualidade de vida da população vulnerável, pela idade, histórico de comorbidades e por morar em habitação coletiva.

Na SJDHDS, a ação é conduzida pela Superintendência de Assistência Social (SAS) e pela Coordenação do Idoso.

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa Nova, na região norte do...

JOGADO NA MATA: Homem é morto com tiros na cabeça em Camaçari

Sem identificação formal, um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27/03), no bairro de Jaraguá, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A Polícia...
Fundação Jose Silveira

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Em apenas 30 minutos, PM apreende duas armas e munições em Casa Nova

Policiais militares da 25ª CIPM apreenderam duas armas de fogo e munições na manhã desta quinta-feira (28), em Casa...

JOGADO NA MATA: Homem é morto com tiros na cabeça em Camaçari

Sem identificação formal, um homem foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (27/03), no bairro de Jaraguá, em Camaçari,...

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...