Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Formato do rosto influencia no envelhecimento; Veja os principais padrões

A pele e o rosto são os maiores acusadores do envelhecimento. No entanto, um aspecto pouco explorado é como o formato do rosto influencia na forma do envelhecimento de cada pessoa. A dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, Fabíola Viterbo, explica como o conhecimento desse fator auxilia na realização de um tratamento precoce e direcionado às áreas com maior necessidade de atenção.

A médica explica que a Clínica Osmilto Brandão aplica uma técnica que leva em consideração cada tipo facial e utiliza tratamentos com Ácido Hialurônico e Hidroxiapatita de Cálcio. “Cada rosto é único e suas as necessidades são diferenciadas. Não nos preocupamos apenas em rejuvenescer um rosto, mas trazê-lo para o seu formato mais belo, respeitando as individualidades de cada pessoa. A técnica que utilizamos esculpe a face sem fazer com que o indivíduo perca a sua essência”, afirma.

Essa técnica leva em consideração os “pontos fracos” de cada rosto, que devem receber maior atenção e em que o tratamento deve ser iniciado de forma precoce. “Trata-se de uma atitude proativa, de o médico já saber com antecedência como aquele rosto vai envelhecer e ajudá-lo a envelhecer bem”, explica Fabíola. Ela se baseia em cinco pilares da beleza: qualidade da pele, simetria facial, proporções, contorno e luz e sombra. Estes parâmetros são aliados ao tipo de formato do rosto do paciente, que tem características únicas e vai necessitar de cuidados específicos.

Cuidado Precoce

Com o passar dos anos, pequenas modificações ocorrem no rosto, como o retraimento do queixo e a perda de gorduras na parte das bochechas. Isso impacta diretamente na aparência de jovialidade. Para retardar os efeitos do tempo, a médica indica o cuidado precoce. “O paciente que está se tratando desde os 25 ou 30 anos vai chegar melhor aos 50 e com uma necessidade de tratamento muito menor. Quando o tratamento é feito desde a juventude, os resultados são melhores pois as intervenções são menores”, comenta.

Saiba mais sobre como o envelhecimento afeta cada formato de rosto:

Rosto angulado

O formato angulado é o que menos envelhece. “Normalmente sempre vai aparentar menos idade. O cuidado necessário será no sentido de não deixar que esse rosto assuma um padrão masculino, pois a tendência do rosto angulado é que se assemelhe ao masculino”, elucida a dermatologista.

Rosto em coração

Já o rosto em coração tem um padrão bem feminino, com a proeminência das bochechas. Seu “ponto fraco” é a estrutura mais fina do queixo, que tende a perder a definição entre essa região e o pescoço, além de uma atrofia no final da região da mandibular (já próximo às orelhas).

Rosto oval

No caso do rosto oval, há a presença de uma estrutura óssea mais delicada e o predomínio de ângulos. Seu envelhecimento se dá simetricamente no terço médio (região das bochechas) e inferior (região do queixo).

Rosto redondo

O rosto redondo tem predomínio de curvas. Sua principal característica está na presença de um queixo curto. Por ser um rosto mais pesado, é o que mais sofre com a passagem do tempo. Tende à formação de papada ou duplo queixo. “Quanto mais cedo é feito o tratamento para ajudar esse rosto a se manter jovem, é o ideal”, pontua Fabíola Viterbo.

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de vacina contra a dengue com...

Vigilante é atropelado e morre em Feira de Santana

Mais um acidente com vítima fatal foi registrado em Feira de Santana no início da tarde desta terça-feira (23), na Avenida Getúlio Vargas. Segundo...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de...
Fundação Jose Silveira

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

A Secretaria da Saúde do Estado tem trabalhado juntamente com os municípios para que todas as 16.325 doses de...

Vigilante é atropelado e morre em Feira de Santana

Mais um acidente com vítima fatal foi registrado em Feira de Santana no início da tarde desta terça-feira (23),...

Segundo dia do MercaMimb discute produção audiovisual para televisão

Os profissionais do audiovisual da capital baiana marcam presença no segundo dia do MercaMIMB, ocorrido nesta terça-feira (23), no...

Jovem de 16 anos é assassinado em Camaçari

Um jovem de 16 anos, que até o momento não teve a identidade divulgada, foi morto a tiros na...