Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Nova praça Marechal Deodoro reforça revitalização do Centro Histórico

Mais bonita, moderna e que deverá ser bastante aproveitada pela população, principalmente no período pós-pandemia de Covid-19, além de voltar a ser um dos pontos de visitação na região do Centro Histórico de Salvador. Após obras de revitalização realizadas pela Prefeitura, a Praça Marechal Deodoro, no Comércio, foi entregue nesta segunda-feira (6) com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis; do titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes; e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, além da imprensa.

O projeto de requalificação é de responsabilidade da FMLF e promoveu melhorias em toda infraestrutura e entorno da praça. As obras foram executadas pela Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). O equipamento recebeu intervenções na pavimentação, acessibilidade, estacionamento, pontos de ônibus, mobiliário urbano, paisagismo, restauração de monumentos históricos e construção de quiosques para literatura de cordel e comércio de coco e acarajé.

Marechal Deodoro

A intervenção vai da Avenida Jequitaia, passando pela Travessa do Cais do Ouro e Rua Torquato Bahia. Ao todo, os 23.250 m² de área requalificada receberam investimentos públicos municipais de, aproximadamente, R$ 5,2 milhões. As melhorias somam-se a tantas outras e integram o programa Salvador 360, que possui como um dos oito eixos justamente a revitalização da região que é o coração histórico e cultural da capital baiana.

O prefeito ressaltou a transformação da praça após intervenção municipal. “Essa é uma obra que mudou inteiramente a cara da Praça Marechal Deodoro, que é a maior de todo o Centro Histórico e uma das maiores da cidade. Aqui estava tudo destruído, até as baias de ônibus estavam em um péssimo estado, os ambulantes se amontoavam de qualquer jeito. Agora, o ponto de ônibus virou praticamente um terminal, foi feito todo um trabalho de paisagismo, acessibilidade e ordenamento dos ambulantes.”

Ele ainda fez questão de destacar que os recursos foram fruto de financiamento junto à Caixa Econômica. Ou seja, nenhum centavo precisou ser retirado do montante destinado ao enfrentamento à Covid-19 na cidade.

“Tudo pensado com o maior capricho nesse conjunto de investimentos bem amplo que estamos fazendo aqui na região em equipamentos, infraestrutura urbana e ações de valorização. Isso será deixado como um legado para a cidade e com importância reforçada depois da pandemia, no pensamento de como retomar a economia de Salvador, e esses investimentos são muito importantes nesse contexto”, completou ACM Neto.

Melhorias – Entre as intervenções está a restauração do Monumento das Nações, mais conhecido como “Monumento das Mãozinhas”. Também foram feitas a implantação de mobiliários urbanos (bancos e lixeiras) e ações de acessibilidade, incluindo construção de pista tátil direcional e de alerta e rampas.

As melhorias englobaram, ainda, troca da iluminação, implantação de faixa de pedestres, novas calçadas com pavimentação adequada, baia na parada de ônibus, ordenamento dos estacionamentos de veículos, guarda-corpo e balizadores. Ações de paisagismo e organização do comércio formal e informal para facilitar a circulação de pedestres completam a intervenção.

Mais ações – Em breve, mais três importantes equipamentos serão entregues completamente requalificados pela Prefeitura na região do Centro Histórico. Um deles é a Praça Cairu, situada entre dois grandes cartões-postais da cidade: o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, com obras praticamente finalizadas. Além disso, também estão bastante avançadas as intervenções na nova Avenida Sete e Praça Castro Alves, assim como a implantação do Polo de Economia Criativa, no Comércio.

Também passam por revitalização os arcos da Ladeira da Montanha; as muralhas do frontispício da cidade, entre a Praça Castro Alves e a Ladeira da Misericórdia; o Elevador do Taboão, no Comércio; a Rua Cônego Pereira, na Baixa de Quintas; e o Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. Estão em processo a transferência de 80% dos órgãos públicos para o Comércio e o incentivo à ocupação habitacional do bairro.

As ações se somam a outras já realizadas, como a recuperação das praças da Sé e Terreiro de Jesus, além da implantação do Quadrilátero das Artes (Barroquinha) e da Casa do Carnaval, no frontispício da Sé. Os investimentos do Salvador 360 no Centro Histórico superam a casa dos R$300 milhões.

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19), de uma Oficina de Automaquiagem....

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está sendo julgado nesta sexta-feira...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...
Fundação Jose Silveira

Mulheres assistidas pelo Cras Cajazeiras XIII participam de oficina gratuita de automaquiagem

As mulheres assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social de Cajazeiras XIII participaram, na manhã desta sexta-feira (19),...

VÍDEO: homem ateia fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde Donald Trump será julgado

Um homem ateou fogo em si mesmo em frente ao tribunal onde o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,...

Dia D da Saúde na Escola beneficia alunos do Cmei Paroquial de Santana

A Prefeitura de Salvador, através das secretarias da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), realizou nesta sexta-feira (19) o...

Ameaça de desabamento de viaduto na Ogunjá é discutida na Câmara de Vereadores

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, representada pelo vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), emitiu um ofício direcionado à Secretaria...