Transporte público de Salvador: um modelo falido

Artigo do vereador de Salvador, Hélio Ferreira

Desde 2014, quando houve a licitação do transporte público de Salvador, a população sofre com tarifas caras, insuficiência de linhas e horários, além da falta de segurança e de ônibus melhores. Essa precarização também atinge os rodoviários, que sofrem com a sobrecarga do serviço e temem pela perda dos postos de trabalho. Já são quase 500 ônibus a menos, prejudicando a população e os trabalhadores. Esse triste cenário é uma tragédia anunciada que tenho alertado há 06 anos, mas infelizmente eles ignoraram.

Anteriormente eram dezoito empresas de ônibus operando na cidade, mas após a licitação esse número foi reduzido para apenas três. A prova de que esse atual modelo está errado é que uma dessas três empresas já está sob intervenção da prefeitura. Não podemos achar que a intervenção resolverá os problemas em definitivo, pois no passado a prefeitura também administrou a sua própria empresa de ônibus (Transur) e o resultado foi negativo. A intervenção deve ser vista apenas como o primeiro passo de uma série de ações que venham revitalizar os transportes públicos de Salvador.

O Transporte público não sobrevive nas grandes cidades do Brasil se não tiver subsídio e tarifas sociais. Segundo pesquisas cerca de 32% da população utiliza os coletivos para se locomover na cidade. Quase 30% utiliza outros meios de transporte, como bicicletas, carros e motos. Mas uma considerável parcela da população, cerca de 30,9%, não pegam ônibus por falta de condições. A exclusão faz com que essas pessoas, os desempregados, estudantes de escola pública e idosos com menos de 65 anos, não tenham acesso à educação, saúde e lazer. Com a tarifa social essas pessoas ganhariam o acesso aos coletivos para que o problema de exclusão fosse sanado.

Além disso, somente o uso de ar condicionado nos novos ônibus e a implantação do BRT não irão resolver o problema da deterioração dos transportes públicos. Não podemos pensar a questão de forma isolada e desmembrada do problema de mobilidade urbana existente. Não adianta implantar medidas paliativas em uma cidade congestionada, onde se gaste cerca de uma hora e meia ou até mais no deslocamento da Estação da Lapa até Cajazeiras.

Também entendo que é preciso rever o atual contrato de licitação. No modelo anterior, se uma das 18 empresas de ônibus precisasse fechar as portas por dificuldades financeiras, seus funcionários e suas respectivas linhas eram rapidamente absorvidos por uma das outras empresas restantes. No modelo atual, onde existem apenas três empresas operando, torna-se difícil esse remanejamento devido às características presentes no acordo. Entendo que esse contrato deve ser revisto para que novas empresas possam operar as linhas e caso não voltemos às 18 anteriores, pelo menos 10 já melhoraria bastante o atual cenário.

Não vou descansar enquanto existir tanta precarização para usuários e trabalhadores do sistema de transporte por ônibus de Salvador. Os quase trinta anos atuando nesta área me permitiu acumular bastante conhecimento e isso se reflete em diversos projetos de minha autoria voltados para os transportes públicos.

HELIO FERREIRA
Vereador de Salvador (PC do B)

Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa de ações de prevenção a incêndios no Norte do estado

Entre os dias 21 e 26 de julho, seis municípios do Norte do estado irão receber a 2ª fase da 3ª Etapa da Caravana...

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um glioblastoma, tipo de câncer cerebral....
Fundação Jose Silveira

Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa de ações de prevenção a incêndios no Norte do estado

Entre os dias 21 e 26 de julho, seis municípios do Norte do estado irão receber a 2ª fase...

Caravana Bahia Sem Fogo inicia nova etapa de ações de prevenção a incêndios no Norte do estado

Entre os dias 21 e 26 de julho, seis municípios do Norte do estado irão receber a 2ª fase...

ADEUS, FABIANO! Torcedor do Bahia que cantou hino durante retirada de tumor morre aos 45 anos

O empresário Fabiano Reis morreu neste sábado (19/07), aos 45 anos, após quase quatro anos de tratamento contra um...

Fala lenta e pausada pode ser primeiro sinal do Alzheimer; entenda

A velocidade e o ritmo com que uma pessoa fala podem revelar os primeiros sinais da doença de Alzheimer,...

Brasil derrota Turquia e segue na liderança isolada da Liga das Nações

Já classificada, antecipadamente, à fase final da Liga das Nações de vôlei masculino, a seleção brasileira se isolou na...