Nova ligação ampliará mobilidade entre Paralela e orla

Fotos: Valter Pontes/Secom

Quem trafega pela Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, uma das mais movimentadas da capital baiana, já passa a ter mais uma opção de acesso à orla. Construída pela Prefeitura, a via de ligação que complementa a Avenida Tamburugy, com saída para os bairros de Patamares, Piatã e Pituaçu, foi entregue nesta segunda-feira (13) com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis, e dos titulares da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Muller, respectivamente.

O prefeito salientou que a via é mais um exemplo da iniciativa da administração municipal em buscar soluções para a melhoria do trânsito na cidade. No caso da Avenida Luiz Viana Filho, a medida ocorre pelo fato de a região estar em franca expansão comercial e residencial, com aumento da circulação de pessoas e veículos.

“Em 2013, era comum encontrar a Paralela travada, principalmente em horário de pico. Desde então, foram realizadas iniciativas como a construção da via marginal com pontilhão, desde o Alphaville até a entrada do Bairro da Paz, além da implantação da Avenida Mãe Stella de Oxóssi e a requalificação da Avenida São Cristóvão, que ajudaram a melhorar o fluxo local”, elencou ACM Neto.

Intervenção – Com 400m de extensão e projeto desenvolvido pela Transalvador, a intervenção está localizada entre o Shopping Paralela e a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). A obra teve investimento municipal de cerca de R$2,7 milhões e o novo acesso vai permitir, além de uma opção de tráfego entre duas das regiões mais movimentadas da cidade, ajudar a desafogar o trânsito nas avenidas Orlando Gomes e Pinto de Aguiar.

São duas pistas, uma para o sentido orla e outra para o sentido Paralela. Cada uma possui 10,5m de largura distribuídos em faixas para tráfego de veículos, para estacionamento e ciclofaixa. Através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), foram instalados 101 pontos de iluminação e 228 luminárias, todos em LED.

Novas vias – De acordo com o vice-prefeito Bruno Reis, a nova via de ligação demonstra a preocupação da Prefeitura em expandir ainda mais a quantidade de ruas na cidade, melhorando a mobilidade e dando mais qualidade de vida à população. “Muitos cidadãos que estudam, trabalham e moram por aqui vão ter mais facilidade para chegar e sair, já que não precisarão mais ter que percorrer até a Orlando Gomes ou a Pinto de Aguiar para ir à orla. Com esta obra, já são 70km de novas vias abertas na cidade, seguindo o princípio de fazer uma gestão voltada para as pessoas”, destacou.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...