Condomínio no São Rafael recebe a campanha Hemoba em Casa

Nesta terça-feira (14) a campanha ‘Hemoba em Casa’ estará no residencial Horto São Rafael, localizado na Avenida São Rafael, em Salvador, para uma ação de coleta de sangue entre os moradores do condomínio. O atendimento aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece até a sexta-feira (16), sempre das 8h30 ás 16h.

A ação, idealizada pela Fundação Hemoba para elevar o estoque da Hemorrede Pública, que registra queda durante a pandemia da Covid-19, começou em maio e já atendeu cerca de 500 voluntários à doação, totalizando 354 bolsas de sangue coletadas em três condomínios da cidade.

“Temos avaliado diversas estratégias seguras para suprir as demandas transfusionais nesse momento de pandemia. Recebemos os pedidos de coleta e agendamos a visita técnica para avaliar se o espaço disponível atende aos critérios sanitários, só então montamos toda a estrutura para a coleta de sangue. Cerca de doze profissionais são envolvidos nesse processo. É importante que, além de um espaço apropriado, o condomínio tenha, pelo menos, 500 moradores com idade adequada para a doação”, pontua o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Fernando explica que, para garantir a segurança aos doadores, os atendimentos nas unidades de coleta da Hemoba estão sendo agendados. “Nossa equipe está seguindo os protocolos contra a Covid-19, emitidos pelo Ministério da Saúde, e estamos realizando a doação com hora marcada em toda a Bahia. No entanto, quem for a uma das unidades de coleta sem agendar um horário também será atendido, por ordem de chegada”.

Para agendar um horário para fazer a doação, o voluntário pode preencher um formulário no site da Hemoba, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das 24 unidades de coleta no estado. Em Salvador, o número é o (71) 3116-5643.

Os requisitos básicos para doar sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, é recomendado que o doador do grupo de risco para a Covid-19 permaneça em casa.

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula 6, em Salvador, no último...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou uma série de furtos ocorridos...
Fundação Jose Silveira

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...

NA MÃO GRANDE: Golpista engana idoso em caixa eletrônico no Cabula

Um idoso de 73 anos foi vítima de um golpe em um caixa eletrônico localizado no bairro do Cabula...

Assistência Técnica de celulares é alvo de ação da Polícia Civil em Feira de Santana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, elucidou...

ENQUANTO COZINHAVA: Funcionária fica ferida após explosão de panela de pressão em escola de Eunápolis

Uma cozinheira de 56 anos ficou ferida após a explosão de uma panela de pressão na manhã desta quinta-feira...

GOLPE DA CIRURGIA! Dupla é presa por enganar idosos e causar prejuízo de R$45 mil na Bahia

Uma mulher de 46 anos e um homem de 27 foram presos na manhã desta quinta-feira (07/08) durante a...