Condomínio no São Rafael recebe a campanha Hemoba em Casa

Nesta terça-feira (14) a campanha ‘Hemoba em Casa’ estará no residencial Horto São Rafael, localizado na Avenida São Rafael, em Salvador, para uma ação de coleta de sangue entre os moradores do condomínio. O atendimento aos interessados em realizar doação de sangue e cadastro de medula óssea acontece até a sexta-feira (16), sempre das 8h30 ás 16h.

A ação, idealizada pela Fundação Hemoba para elevar o estoque da Hemorrede Pública, que registra queda durante a pandemia da Covid-19, começou em maio e já atendeu cerca de 500 voluntários à doação, totalizando 354 bolsas de sangue coletadas em três condomínios da cidade.

“Temos avaliado diversas estratégias seguras para suprir as demandas transfusionais nesse momento de pandemia. Recebemos os pedidos de coleta e agendamos a visita técnica para avaliar se o espaço disponível atende aos critérios sanitários, só então montamos toda a estrutura para a coleta de sangue. Cerca de doze profissionais são envolvidos nesse processo. É importante que, além de um espaço apropriado, o condomínio tenha, pelo menos, 500 moradores com idade adequada para a doação”, pontua o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Fernando explica que, para garantir a segurança aos doadores, os atendimentos nas unidades de coleta da Hemoba estão sendo agendados. “Nossa equipe está seguindo os protocolos contra a Covid-19, emitidos pelo Ministério da Saúde, e estamos realizando a doação com hora marcada em toda a Bahia. No entanto, quem for a uma das unidades de coleta sem agendar um horário também será atendido, por ordem de chegada”.

Para agendar um horário para fazer a doação, o voluntário pode preencher um formulário no site da Hemoba, enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou ligar diretamente para uma das 24 unidades de coleta no estado. Em Salvador, o número é o (71) 3116-5643.

Os requisitos básicos para doar sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, é recomendado que o doador do grupo de risco para a Covid-19 permaneça em casa.

Patrulha Solidária entrega 140 cestas básicas em Conquista

Famílias em situação de vulnerabilidade social, no bairro de Nossa Senhora Aparecida, receberam os alimentos. Equipes da Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) entregaram,...

SAC Camaçari amplia horário de atendimento

A partir desta segunda-feira (25), o SAC Boulevard Shopping Camaçari, na região metropolitana, passa a funcionar das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. O motivo da...

Quadriciclos do Corpo de Bombeiros abandonados em condomínio de ex-secretário

Dois quadriciclos do Corpo de Bombeiros da Bahia foram encontrados em um condomínio de luxo, em Costa do Sauípe, neste domingo (24/01), conforme divulgou em um vídeo...

Grupo francês conhece potenciais para investimentos do Extremo ao Baixo Sul da Bahia

Uma comitiva de atração de investimentos do Governo do Estado, chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, esteve nas regiões Sul, Baixo Sul e Extremo...