Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Novos 50 respiradores vão ampliar leitos de UTI contra Covid-19

Fotos: Max Haack/Secom

Salvador passa a ter mais 50 respiradores, que vão ampliar a quantidade de leitos de UTI para tratamento dos casos do novo coronavírus (Covid-19) e, também, contribuir para a retomada das atividades econômicas na cidade. A apresentação dos equipamentos foi realizada nesta terça-feira (14), no Centro de Logística Municipal (CEM), na BR-324, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, e imprensa.

Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, que já havia doado outros 50 respiradores em junho passado. O montante é parte integrante do esforço municipal em implantar mais 75 leitos de UTI em dez dias, no intuito de baixar a taxa de ocupação para no mínimo 75%, o que permitiria o início da primeira fase de retomada das atividades econômicas na cidade, a exemplo da reabertura dos shoppings. Atualmente, essa taxa de ocupação na rede pública está em 79%.

“Esses respiradores oferecidos pelo governo federal são muito importantes para a nossa cidade e, já nesta semana, serão distribuídos para os nossos hospitais. Devem chegar ainda, esta semana, mais 50 unidades que serão cedidas em forma de comodato à Prefeitura, até o fim da pandemia, por uma empresa privada”, destacou ACM Neto.

O prefeito ainda aproveitou para ressaltar que a administração municipal, em conjunto com o governo do Estado, está fazendo de tudo para que as atividades econômicas sejam retomadas com responsabilidade, segurança e no intuito de não haver colapso no sistema de saúde. “Compreendemos o drama que as pessoas estão vivendo em quase 120 dias de atividades suspensas, mas nós não criamos o coronavírus. Tínhamos que tomar essas medidas duras, mas necessárias para evitar milhares de mortes a mais do que as que já ocorreram na cidade”.

ACM Neto lembrou ainda que o município vai anunciar, nos próximos dias, cerca de 100 ações para estimular setores econômicos que estão sofrendo com os efeitos da pandemia. Duas dessas iniciativas, por sinal, já foram anunciadas: a antecipação do pagamento do IPTU de agosto para dezembro para empresas atingidas pelas necessárias medidas de isolamento social e a emissão de certidão negativa de débito para pessoas jurídicas que se encontravam adimplentes até 15 de março e que também sofreram em função dos impactos do novo coronavírus.

Ampliação – A implantação dos novos leitos de UTI foi iniciada na semana passada, com a abertura de mais dez vagas no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata. Esta semana, estão sendo implantados mais dez leitos no Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat; outros dez no Hospital Salvador, na Federação, após decisão judicial; outros 20 que vão compor a abertura da segunda tenda do Hospital de Campanha Wet’n Wild, na Avenida Paralela; e, até segunda-feira (20), deverá ser concluído o processo de implantação de mais 25 no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em acordo com o governo da Bahia.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...