Qual foi a frase de George Floyd antes de morrer? Câmera fixada em policial revela

“Cara, eu não consigo respirar (Man, I can’t breathe, em inglês)”, foram as últimas palavras do segurança negro George Floyd antes de morrer. A frase tornou-se símbolo dos movimentos antirracistas em todo mundo e as imagens de uma câmera fixada ao corpo do policial Thomas Lane foram reveladas pela CNN.

O trabalhador foi morto de forma covarde pelo policial Derek Chauvin durante abordagem em Minneapolis, nos Estados Unidos. O assassino pressionou o joelho no pescoço de Floyd, que não conseguiu respirar.

De acordo com a emissora, as imagens começam quando os policiais Thomas Lane e J. Alexander Kueng são vistos respondendo a um chamado sobre uma “nota falsa” usada em um mercado. Depois de 36 segundos falando com um funcionário, eles chegam à porta do carro em que Floyd estava e Lane aponta uma arma para Floyd. Em seguida grita: “Levante a porra das suas mãos agora mesmo”. Floyd implora aos policiais enquanto soluça, colocando a cabeça no volante.

A vítima é puxada para fora do carro enquanto os policiais tentam algemá-lo. Lane e Kueng tentam colocar Floyd dentro da viatura, mas não conseguem. Então Floyd cai ao lado de Lane e é neste momento em que os policiais Chauvin e Tou Thao aparecem no vídeo. Em seguida, Chauvin, Kueng e Lane tentam deter o segurança.

Chauvin coloca o joelho no pescoço de Floyd por volta do minuto 16 do vídeo, momento em que o homem diz suas últimas palavras: “Cara, eu não consigo respirar”.

Os paramédicos são vistos nas imagens pouco mais de nove minutos depois que o joelho de Chauvin foi colocado no pescoço do segurança e um minuto depois de Floyd perder a consciência. O Departamento de Polícia de Minneapolis não divulgou o vídeo e alegou que faz parte da investigação.

Projeto de Kannário obriga instalação de câmeras nos coletes dos policiais e em viaturas

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...