Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TCA abre novas turmas de cursos virtuais em torno da música sinfônica

Depois do sucesso do primeiro trimestre de transferência para o ambiente digital dos seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica, o Teatro Castro Alves (TCA) abre nova temporada de ensino a distância para pessoas interessadas em adentrar neste mundo: não é necessário conhecimento prévio, o propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento. Assim, viabilizando e potencializando o alcance desta ação durante o atual período de isolamento para o enfrentamento da Covid-19, são oferecidas as turmas “A linguagem musical da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30. Uma aula inaugural com os três professores – músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) –, para todos os alunos, acontece no dia 14 de agosto, às 10h. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 23 e 28 de julho, através de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Realizados em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), os cursos estão tendo uma primeira versão digital desde início de maio e até fim de julho, totalizando três meses de aulas, com um encontro semanal, que são realizados ao vivo através da plataforma Zoom. Mais de 1.100 pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal se inscreveram no projeto; da Bahia, houve inscrições de 64 cidades. De início, eram 80 vagas oferecidas e, por conta de tamanha adesão, foram criadas turmas extras e mais vagas, alcançando 180 contemplados.

Agora, as turmas já começam em maior quantidade e com mais vagas. Com duas salas por semana de cada curso, serão 370 alunos inscritos no total. A jornada seguirá novamente durante três meses, até o fim de outubro.

Para garantir a possibilidade de atendimento ao maior número de pessoas, o candidato só poderá se inscrever em uma das turmas disponíveis e não serão validadas inscrições de quem já participou da primeira etapa de cada curso. Os participantes receberão por e-mail retorno sobre a vaga no dia 4 de agosto, devendo confirmar o interesse. Também antecipadamente, serão repassadas todas as instruções necessárias para usufruir da ferramenta de realização das aulas com facilidade, sem qualquer custo, bastando ter a conexão à internet.

A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com Alexandre Loureiro
Turma 1: segundas-feiras, das 16h às 17h30, a partir de 17 de agosto
Turma 2: quartas-feiras, das 16h às 17h30, a partir de 19 de agosto
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente. O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

GRANDES COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

Com Karina Martins Seixas
Turma 1: terças-feiras, das 10h às 11h30, a partir de 18 de agosto
Turma 2: quintas-feiras, das 10h às 11h30, a partir de 20 de agosto
80 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos

O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Karina Martins Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.

INICIAÇÃO A FLAUTA DOCE

Com Uibitu Smetak
Turma 1: quartas-feiras, das 10h às 11h30, a partir de 19 de agosto
Turma 2: sextas-feiras, das 10h às 11h30, a partir de 21 de agosto
25 vagas por turma (inscrição sujeita à lotação) | Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce
O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação da Delegacia Estadual de Combate...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...

TÁ OLHANDO O QUÊ? Traficantes instalam câmeras em Jauá e polícia descobre

Quatro câmeras de videomonitoramento foram encontradas pela Polícia Militar nas ruas de Camaçari na quinta-feira (28/03). A PM acredita...