Protocolos para retorno de atividades esportivas são apresentados por Pimentel e federações a Bruno Reis

A reabertura das atividades esportivas, sejam as de alto desempenho ou as relacionadas ao funcionamento normal de clubes e academias, foi o tema do encontro do vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, com diversos representantes do setor realizado nesta segunda-feira (20). O ex-secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Alberto Pimentel, levou representantes do Conselho Regional de Educação Física, empresários do setor e dirigentes de diferentes federações desportivas para apresentar a Reis protocolos para a retomada das atividades.

O atual secretário da Semtel, Sildevan Nóbrega, também participou do encontro e ressaltou que o principal pedido do grupo é que, ao menos as atividades de alto rendimento tenham retorno imediato. “Esse foi o pedido específico trazido por Pimentel e pelos dirigentes das federações. Esperamos que esse pleito seja atendido o mais rápido possível pelo prefeito ACM Neto”, ressaltou Nóbrega.

Já Pimentel salientou que os atletas de alto rendimento precisam retornar aos treinos, visto que, em diversos outros estados brasileiros e países ao redor do mundo, protocolos foram estabelecidos e as atividades foram retomadas. “Tomando os devidos cuidados, esses atletas e os clubes e academias podem retornar de forma segura”, apontou o ex-secretário.

O diretor técnico da Federação de Basquete da Bahia, Lopes Índio, espera que, pelo menos em setembro, os atletas possam retornar aos treinos e que, em outubro, possam iniciar as competições. “Só a iniciativa de chamar as federações foi maravilhosa. Percebemos que a Prefeitura tem um olhar diferente. Estamos também dispostos para ajudar a prefeitura”, disse o dirigente.

Índio Lopes e Edvaldo Paulo, Alberto Pimentel e Bruno Reis

O presidente da Federação Baiana de Despostos Aquáticos (FBDA), Diego Albuquerque, disse que foi um avanço tratar da flexibilização dos esportes aquáticos, notadamento os de alto desempenho – há uma semana, Alberto Pimentel e o medalhista olímpico Edvaldo Valério pediram a reabertura da Arena Aquática para esses atletas de ponta. “Se tivermos esse pleito atendido, será uma grande vitória”, disse Albuquerque.

Alberto Pimentel, Diego Albuquerque, Edvaldo Valério e Bruno Reis

Situação difícil

“Está todo mundo desesperado e precisando retornar”, disse o professor de educação física e empresário do setor de academias, Bruno Barros. Ela salientou que a maioria das academias está pronta para retornar e preparada para cumprir todos os protocolos de segurança sanitária necessários para retomar as atividades.

Barros disse que espera a realização de um evento de corrida de rua para demonstrar que, seguindo os protocolos, é possível retomar competições. “Queremos mostrar que tudo é possível se adotarmos as mudanças sanitárias que são essenciais”, disse Bruno Barros. Ele salientou: “Alberto Pimentel foi uma grande ponte para falarmos com o prefeito e o vice-prefeito e discutir protocolos para a retomada das atividades”.

“A cada reunião ou encontro realizado de forma remota ou presencial, como foi o caso da Prefeitura de Salvador, mostramos a importância do exercício físico orientado para a vida e também para a saúde física e mental da população. Também apresentamos o protocolo de biossegurança formatado pelo CREF, para que possamos ter uma retomada gradativa e responsável do nosso setor,” destacou o presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.

View this post on Instagram

Nesta segunda-feira (20), ao lado do secretário da Semtel Sildevan Nóbrega e de dirigentes de federações de diferentes esportes da Bahia e do Conselho Regional de Educação Física, levei ao vice-prefeito Bruno Reis protocolos para a retomada das atividades esportivas em academias, clubes e também dos atletas de alto desempenho. Foi uma oportunidade de fazer chegar a Bruno e ao prefeito ACM Neto informações sobre a situação de atletas, dirigentes e empresário do setor. O retorno às atividades precisa ser feito imediata e responsavelmente. Eu busco manter meu compromisso com os atletas, donos de academia e de clubes soteropolitanos, dos quais, desde que assumi a Semtel no final de 2018, busquei ser um aliado. Desenvolver o esporte é uma missão, pois pratico esportes e sei dos benefícios que a prática traz para nossa vida, principalmente nesse momento em que precisamos fortalecer a imunidade. O esporte não é somente uma bandeira, mas um estilo de vida. Farei o possível para ver o setor prosperar. A reunião desta segunda com o vice-prefeito Bruno Reis foi muito produtiva e espero que, em breve, retomemos as atividades segundo esse "novo normal" apresentado pela pandemia. Vamos juntos!

A post shared by Alberto Pimentel (@albertopimenteljr) on

Últimas Noticias

Líder deposta de Myanmar é condenada a quatro anos de prisão

A líder deposta Aung San Suu Kyi foi condenada hoje (6) em Myanmar (antiga Birmânia) a quatro anos de...