Testagem rápida chega a Jardim Castelhão e Lauro de Freitas avança no enfrentamento ao coronavírus

Com a testagem rápida feita no Jardim Castelhão para detectar a Covid-19, nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Lauro de Freitas completou 38 barreiras sanitárias realizadas em todo o município desde o início da pandemia. Este avanço foi possível com a implantação da carreta de combate ao coronavírus que levou para mais uma localidade, testes, consultas médicas e orientações de prevenção ao vírus.

Durante a ação de proteção à vida no Jardim Castelhão, 20 casos positivos foram identificados entre 130 pessoas testadas. Com o material informativo em mãos sobre as formas de contágio e medidas de prevenção, Marinalva Ferreira aprovou o atendimento da equipe formada por dois médicos, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um psicólogo e um assistente social e organizadores das salas de espera da carreta.

“É importante que esse serviço tenha chegado aqui. A gente se sente prestigiado e feliz por saber que as coisas estão sendo feitas para combater esse vírus”, avaliou Marinalva em relação ao município de Lauro de Freitas ser o primeiro na Região Metropolitana a implantar uma unidade móvel de testagem para a Covid-19. Nos locais em que o veículo estaciona, estruturas de toldos e cadeiras com a distância de segurança entre pessoas são montadas para acomodar quem chega.

A amostragem coletada a partir dos testes feitos nos bairros servirá para a criação de novas estratégias de combate ao coronavírus, como explicou a prefeita Moema Gramacho aos moradores de Jardim Castelhão. “Com a carreta de testagem e demais barreiras sanitárias, temos condição de acompanhar o grau de contaminação por bairro. Até termos uma vacina, sabemos que a forma mais segura de prevenir o contágio é fazendo o distanciamento social e mantendo os hábitos de higiene”.

Ainda de acordo com Moema, a Prefeitura está se preparando para reabrir o comércio. “Só teremos condições de voltar com as atividades comerciais, mesmo que seguindo os protocolos de saúde, quando tivermos a garantia da disponibilidade dos leitos de UTI. A reabertura será feita de forma unificada entres os municípios da Região Metropolitana para que não haja migração entre as cidades em busca de serviços, o que podem aumentar a contaminação”, completou.

Uma medida citada pela prefeita que tem contribuído para frear o avanço da proliferação do vírus é do controle de circulação noturna. “Se não tivéssemos adotado essa medida estaríamos com o número de infectados cinco vezes maior do que estamos agora. Vale a pena seguir as recomendações dos órgãos de saúde porque só assim venceremos essa pandemia” finalizou Moema. O decreto que restringe a circulação de pessoas e veículos, no período das 18h às 5h da manhã, segue até o próximo domingo (26).

Testagem rápida

Em Lauro de Freitas, somente por meio das barreiras sanitárias montadas pela Secretaria Municipal de Saúde e da carreta de combate ao coronavírus, já foram feitos 5.254 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Deste 1.116 foram confirmados positivos. As ações de rua já passaram por Itinga, Vida Nova, Portão, Vila Praiana, Lagoa dos Patos, Quingoma, Capiarara, Areia Branca, Centro, Capelão, Ipitanga, Pitangueiras, Miragem, Caixa d’ Água, Barro Duro, além de repartições públicas.

Entre as ações de proteção à vida realizadas nos bairros, o município ainda separou cinco Unidades de Saúde da Família para diagnóstico de pacientes com síndromes gripais e respiratórias, e na atenção especializada quatro prontos atendimentos – UPA, Upinha infantil, PA Nelson Barros e PA Santo Amaro de Ipitanga – que compõem a rede de atendimento de urgência e emergência e detecção da Covid-19.

Brasil confirma 14.318 casos de covid-19 nas últimas 24 horasC

M Nas últimas 24 horas, o Brasil confirmou mais 14.318 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Na mais recente atualização dos números da doença no país,...

Após imbróglio judicial, Palmeiras e Flamengo empatam em 1 a 1

Após uma batalha jurídica que teve início na sexta-feira (25) e só terminou dez minutos antes do início da partida da tarde deste domingo (27), as equipes...