Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Nova frota reforça trabalho de modernização da iluminação em Salvador

Foto: Max Haack/Secom

A capital baiana ganhou um importante reforço para agilizar as ações de ampliação e modernização da iluminação na cidade, com a entrega da nova frota e fardamento para cerca de 230 colaboradores da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Ao todo, são 76 novos veículos, sendo 19 caminhões de cesta aérea, quatro caminhões munk, sete caminhonetes e 46 carros de supervisão com rack (suporte que acompanha a escada), todos com sistema de monitoramento.

A apresentação dos materiais foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, além do secretário da Semop, Marcus Passos, do diretor da Dsip, Júnior Magalhães, corpo técnico e imprensa.

O prefeito ressaltou que a iniciativa reforça as atividades de um serviço que é essencial na cidade e que não parou nem mesmo nesse período de pandemia. “As pessoas sentem cada vez mais a presença desse trabalho de modernização da iluminação pública em cada canto da cidade, sobretudo nos bairros mais pobres, áreas que foram priorizadas pela Prefeitura com essa medida”, pontuou ACM Neto.

De acordo com o diretor da Dsip, atualmente o setor atende, em média, cinco mil solicitações por mês. “Além da manutenção, essa nova frota vai cuidar de toda a modernização da cidade. A Prefeitura está fazendo, talvez, o maior investimento em iluminação pública no país, com R$112 milhões aplicados até o fim deste ano”, disse Júnior Magalhães.

Programa – Uma das principais ações nessa área, inclusive, é o programa Iluminando Nosso Bairro, desenvolvido pela administração municipal com o intuito de realizar a modernização completa nas localidades através da implantação de novos pontos e das lâmpadas em LED, mais eficientes e econômicas. “Foi uma nova estratégia adotada para modernizar o parque de iluminação em Salvador através de um alcance muito mais amplo, ou seja, ao invés de apenas iluminar algumas ruas, é iluminado todo o bairro”, explicou o prefeito.

De maio de 2019 até este mês de julho, 42 bairros já foram contemplados pelo programa, e modernizados cerca de 35 mil pontos com lâmpadas LED. Até dezembro de 2020, o Iluminando Nosso Bairro terá alcançado 94 localidades e 95 mil pontos de iluminação.

“Uma das premissas para a realização do programa foi olhar com atenção os bairros onde os problemas de segurança pública são maiores. Isso porque a iluminação acaba tendo consequência direta e efeito imediato nessa questão. Afinal de contas, um bairro bem iluminado oferece uma sensação de segurança e qualidade de vida muito maior para os moradores, que necessitam, muitas vezes, sair e voltar para a casa sem a luz do sol”, destacou ACM Neto.

Doação – Além da nova frota e fardamento, a ocasião também marcou a doação de 500 luminárias em LED pela Coelba. As peças vão reforçar a iluminação em oito vias: Estrada da Paciência (Cajazeiras VIII), avenidas Cardeal da Silva (Federação) e Porto dos Mastros (Ribeira), e ruas Doutor Jorge Costa Andrade e Presidente Médici (Águas Claras), Silveira Martins (Cabula), Direita da Piedade (Barris) e Arnaldo Lopes da Silva (Stiep).

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...