“Rota do marisco”: condições precárias prejudicam economia em Vera Cruz

São inúmeros os relatos e protestos dos moradores da comunidade do Baiacu, na Ilha de Vera Cruz, pedindo ajuda ao poder público estadual para a execução de obras de requalificação asfáltica na BA-868, conhecida como a “rota do marisco”. A estrada do Baiacu está em condições precárias, com muitos buracos, e que por muitas vezes, em período de chuvas, ficam escondidos por causa da lama na via.

Natural da ilha, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), crobrou providências do Governo do Estado e já solicitou ao secretário da Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti, mais atenção com a localidade, além das medidas corretas para melhorar a malha viária de Vera Cruz.

“A recuperação é de suma importância, porque além de garantir a segurança dos que trafegam cotidianamente, reduz o número de acidentes de trânsito na localidade. A BA-868 é a principal rota de escoamento de pescado da ilha, que contribui significativamente com a economia local, não sendo justificável tamanho descaso com essa importante região”, relata Jurailton.

A comunidade do Baiacu é formada tradicionalmente por famílias que vivem da pesca e da mariscagem, e só têm essa via para comercializar seus produtos, que por sua vez, abastecem a capital e cidades do recôncavo. Com serviços de pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização, marisqueiras e pescadores poderão escoar sua produção com condições seguras de trafegabilidade.

A líder comunitária Sílvia de Monteiro, ressalta que a comunidade é muito carente de serviços, e que sem estrada adequada para a locomoção, a situação fica ainda pior. “Essa é a única entrada e saída do Baiacu. Por aqui passam todos que precisam ir ao supermercado, ao médico, e a todos os demais serviços que são necessários para nossa subsistência humana. Estamos afastados do centro de Vera Cruz, por isso necessitamos de um olhar mais generoso com a nossa área”, relata a líder.

Localização:
Para chegar à BA- 868 na comunidade do Baiacu, é preciso passar pela BA-001, que liga Bom Despacho a Nazaré, principal estrada que liga Vera Cruz a outras cidades.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...