Elinaldo convida fábrica rejeitada por Santo Amaro para se instalar em Camaçari

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), encaminhou na noite desta segunda-feira (27) uma solicitação de reunião com o diretor geral da Orbi Química, Rogério Seabra, e sinalizou para a possibilidade de a empresa ser instalada no município. Na segunda, mais cedo, a Câmara de Santo Amaro rejeitou a instalação da indústria na cidade.

No convite para uma reunião, feito por e-mail, Elinaldo destacou que Camaçari, além de estar próxima à capital Salvador, tem a infraestrutura adequada para receber a instalação da indústria. O município tem amplo polo automotivo onde estão instaladas Ford, Bridgestone, Continental, dentre outros fabricantes de autopeças.

“Camaçari tem um polo automotivo de ponta e certamente tem condições de oferecer a infraestrutura adequada para a instalação da Orbi Química. Neste momento em que pessoas estão perdendo empregos e estabelecimentos estão fechando as portas por causa das dificuldades financeiras, atrair investimentos é fundamental para gerar emprego e renda”, afirmou o prefeito.

Além da própria infraestrutura física de Camaçari, Elinaldo disse que o município possui plenas condições de abrigar a indústria. “Do ponto de vista da infraestrutura, temos galpões que podem ser ocupados e terrenos onde pode ser instalada a empresa, além do Cimatec, instituição de ponta para pesquisa. No âmbito econômico, temos um programa de incentivo fiscal que favorece a eventual instalação da empresa”, frisou.

“Além de tudo isso, temos infraestrutura ambiental, com a maior central de tratamento de efluentes da América Latina, sem falar também na estrutura para tratamento de resíduos sólidos e a disponibilidade de energia e água. Por fim, temos ainda uma mão de obra qualificada, com experiência na área química e petroquímica, e um importante polo rodoviário”, complementou Elinaldo.

Empresa 100% nacional e com sede em São Paulo, a Orbi Química iniciou suas atividades em 2006 e oferece soluções para a linha de manutenção e conservação automotiva e construção civil. A instalação da fábrica poderá gerar centenas de empregos diretos e indiretos.

“Inclusive, estamos dispostos a adotar medidas para agilizar o processo de licenciamento para instalação da fábrica em Camaçari, respeitando, obviamente, todos os protocolos”, destacou Elinaldo.

Morre atriz Eva Wilma

A atriz Eva Wilma, 87 anos,  morreu neste sábado (15/05). Ela estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e tratava um câncer de ovário. A artista...

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...