Quatro alimentos que engordam (e muito!)

A obesidade é considerada uma das epidemias do século XXI, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). E determinados alimentos, altamente calóricos, são parte do problema. No entanto, a obesidade não é uma ‘sentença’ imposta pelos genes e pode sim ser prevenida, conforme explica um artigo publicado no portal Med Imagem.

Para manter a boa forma e sobretudo a saúde, é imperativo ingerir uma alimentação equilibrada – pobre em açúcares e gorduras – e manter um estilo de vida ativo, através da prática regular de exercício.

O curioso, de acordo com a maioria dos nutricionistas, é que na realidade não existem alimentos ‘maus’ ou ‘bons’, e que sim pode consumir alguns alimentos calóricos de vez em quando, contudo com moderação.

Molhos para salada

Maionese, mostarda e outros molhos, ‘estragam’ a sua salada e aquela que é virtualmente uma refeição nutritiva e saudável. Acompanhamentos como os croutons têm aproximadamente 142 calorias e 6 gramas de gordura por cada 30 gramas e uma pitada do famoso molho de salada Ceasar tem cerca de 260 calorias com 26 gramas de gordura. Limite-se ao azeite e vinagre.

Bebidas alcóolicas doces

Evite ingerir cocktails alcoólicos com fruta. Estas bebidas são suas inimigas, isto porque podem conter entre 300 a 800 calorias.

Fast-food

Em média, um cachorro quente comporta 280 calorias. Mas, há mais: um hambúrguer no pão acompanhado de queijo, alface e tomate contém aproximadamente 735 calorias, 45g de gordura e 1000mg de sódio.

Aperitivos fritos

Uns ‘inocentes’ 30 gramas de batatas fritas ou aperitivos de queijo são sinônimo de cerca de 160 calorias e 10 gramas de gordura e uma porção de nachos equivale ao consumo de 692 calorias, 38 gramas de gordura e 1632 mg de sódio. Prefira snacks saudáveis, tais como fruta, iogurtes ou grãos integrais.

3 alimentos que contém açúcar e talvez você não saiba

Não precisa de verificar o rótulo de um tablete de chocolate de leite para saber que está cheio de açúcares adicionados, mas há opções saudáveis que podem...

Que tal economizar e ainda surpreender as crianças? Receita perfeita!

Que tal uma sobremesa que é cara da infância? Iogurtinho caseiro de morango! Não tem quem possa resistir. A receita é muito fácil, prática e leva apenas 4...

Torta de liquidificador é a pedida certa para um lanche rápido

Que tal aproveitar o lanche da tarde com uma receita muito fácil de fazer e extremamente saborosa? Torta salgada! E você usar sua criatividade e fazer o...

Vegan têm 43% mais probabilidade de sofrer fraturas ósseas, mostra estudo

De acordo com um novo estudo, pessoas que seguem uma dieta vegan podem ter uma probabilidade significativamente maior de desenvolver fraturas ósseas do que os carnívoros. O...