Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Elinaldo e Orbi Química chegam a acordo para instalação de fábrica em Camaçari

Em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (28) entre representantes da Orbi Química e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (Democratas), foi batido o martelo para a instalação da fábrica da empresa no município. O processo de implantação da unidade terá duas fases e, com isso, a produção já deve ser iniciada no mês de agosto.

As conversas foram iniciadas ainda na noite desta segunda-feira (27), quando Elinaldo encaminhou um convite aos representantes da empresa colocando Camaçari à disposição para a instalação da fábrica. A unidade da Orbi Química seria implantada em Santo Amaro, mas a Câmara Municipal rejeitou nesta segunda a instalação.

Inicialmente, a Orbi irá se instalar de forma provisória em um galpão de Camaçari para já iniciar a produção na primeira fase de implantação. Na segunda etapa, a empresa irá buscar um terreno para a construção da fábrica definitiva. A prefeitura irá intermediar o professo. Já nesta terça foram iniciadas as tratativas entre a área técnica da prefeitura e o diretor operacional da empresa no Nordeste, Claudinei Marques, responsável pela instalação da fábrica na Bahia.

Já nesta quarta-feira (29), uma equipe da empresa irá visitar imóveis que tenham as características necessárias para a implantação da fábrica, com orientação da prefeitura. A empresa já tem, inclusive, maquinário moderno estocado no Porto de Salvador pronto para ser utilizado no início da produção.

“Fico muito feliz que tenhamos avançado já na primeira conversa. A empresa tem interesse em se instalar na Bahia e nós, em Camaçari, temos todo a infraestrutura adequada a oferecer. Com o início da produção já em agosto, teremos geração de empregos diretos e indiretos a curto prazo, beneficiando centenas de famílias. Neste momento, a geração de emprego e renda é fundamental para superamos esta crise”, afirmou Elinaldo.

O processo produtivo da empresa é limpo e não gera emissões atmosféricas, não consome água e não gera efluentes líquidos nem resíduos sólidos, trabalhando apenas quimicamente com os produtos. Em Camaçari, a empresa estará instalada em área adequada à natureza da empresa.

O diretor geral da Orbi Química, Rogério Seabra, confirmou o avanço nas negociações e destacou a proatividade de Elinaldo e da equipe da prefeitura. “O prefeito fez uma chamada de vídeo e pediu que a gente explicasse o que produzíamos. Montamos até um grupo de WhatsApp e já estamos falando sobre licenças. A prefeitura está intermediando os contatos e irá nos apresentar terrenos para nós”, afirmou.

“Fomos difamados por pessoas que não conhecem o que produzimos, então teve uma preocupação com isso. Explicamos todos os nossos produtos e o processo de produção”, complementou Seabra.

Sobre a empresa

Fundada em 2006, com uma sede de 14 mil m² no município de Leme, em São Paulo, a Orbi Química é uma empresa nacional, tendo como principal produto o desengripante White Lub Super, reconhecido pelo seu apelo ecológico, por usar em sua base produtos de origem vegetal. Atualmente, a empresa produz 125 produtos, gerando mais de 170 empregos diretos e mais de cem indiretos, divididos entre a sede em Leme (SP) e os centros de armazenamento e distribuição em Guarulhos (SP) e Blumenau (SC).

Para sanar as preocupações a respeito do impacto ambiental da instalação, a empresa apresentou, o certificado técnico de regularidade com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), além de licença de operação pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo (SEVISA).

Em 2015, a Orbi Química recebeu a certificação ISO 9000, garantindo formas de processos seguros de produção, armazenamento, entrega da cadeia de matéria prima e produtos acabados. No mesmo ano, a empresa ganhou o Selo Verde Internacional do Instituto Chico Mendes, como empresa socioambiental responsável.

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por volta das 12h20. Um vídeo enviado...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º Delegacia Territorial dos Barris, na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...
Fundação Jose Silveira

URGENTE! Veículo invade C&A do Shopping Barra

Um veículo invadiu uma loja da C&A, no Shopping Barra, em Salvador, nesta quinta-feira (25/04). A ocorrência foi por...

Polícia Civil prende suspeito de assaltos no centro de Salvador

Um homem investigado por praticar assaltos em diversas localidades do centro de Salvador, foi preso por equipes da 1º...

Pedro Tavares comemora promulgação de lei de sua autoria que visa proibir cobrança de taxas para emitir diplomas

Agora é lei a proibição de cobrança de taxas para emissão de diplomas e outros documentos acadêmicos e escolares...

Imóvel desaba no bairro de Pero Vaz, em Salvador

Por conta das fortes chuvas que atingem a capital baiana, um imóvel desabou na manhã desta quarta-feira (24/04), no...