Rui anuncia a implantação de 30 novos leitos de UTI para região a do Baixo e Médio São Francisco

Em entrevista online para emissoras de Irecê, Jacobina, Juazeiro, Senhor do Bonfim e outros municípios do Baixo e Médio São Francisco, nesta quarta-feira (29), o governador Rui Costa anunciou a implantação de 30 novos leitos de UTI na região para o enfrentamento ao novo coronavírus e falou sobre outros investimentos feitos pelo Governo do Estado para a saúde da população.

“Ainda nessa semana iremos terminar a implantação de mais 20 leitos no Hospital Regional de Juazeiro, que está pronta para receber os pacientes, estamos apenas finalizando a contratação das equipes médicas. Em Senhor do Bonfim, além da UPA e da policlínica que já estão em funcionamento, outros 10 leitos serão entregues”, afirma Rui.

O governador reforçou que o objetivo do Governo do Estado é garantir que nenhum baiano que precise de atendimento fique desamparado. “Esse é o nosso principal foco e estamos trabalhando pra isso. Até hoje não tivemos nenhuma morte por falta de leito, se em alguma cidade registramos uma ocupação de 100%, mandamos buscar o paciente, até de avião se necessário, para ser atendido em outra cidade”.

No dia 6 de Julho a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já tinha inaugurado 10 leitos de UTI e 20 leitos clínicos no Hospital Promatre de Juazeiro, cujo contrato é superior a R$ 5,4 milhões por seis meses. Apenas no município, 65 leitos, entre clínicos e de UTI para Covid-19, estão em funcionamento.

Outros investimentos

Rui também falou sobre investimentos feitos na área da saúde para a região. “Temos as Policlínicas já inauguradas e em funcionamento em Irecê, Senhor do Bonfim, Juazeiro e Jacobina que oferecem serviços essenciais para a população. Em Barreiras, estamos ampliando o Hospital do Oeste, que está recebendo uma ala de cardiologia, de alta complexidade, e outra de oncologia. No hospital de Irecê já estamos implantando a área de hemodinâmica, que está com 40% das obras concluídas, e estamos concluindo a licitação da unidade de câncer. Teremos a colocação desses dois serviços no hospital de Irecê”.

Rui falou ainda que em breve, a população de Juazeiro poderá contar com a inauguração da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). “As obras já estão bem avançadas e é um investimento importante porque irá qualificar o atendimento, dar mais conforto e tranquilidade às famílias, que farão o tratamento na própria região sem precisar se deslocar para Salvador”.

Repórter: Tácio Santos
Foto: Mateus Pereira/ GOVBA

Não se deve menosprezar a capacidade de um surdo, diz pesquisador

https://www.youtube.com/watch?v=5Xp3e39g9rs Entre livros, aulas e pesquisas, Messias Ramos Costa se prepara para defender seu doutorado em Linguística, pela Universidade de Brasília (UnB). Enquanto trabalha e participa da entrevista...

Bahia registra 1.833 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.833 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de (+0,6%) e 1.857 curados (+0,7%). Dos 301.248 casos confirmados desde o...

Hospital do Câncer em Caetité será entregue em novembro

Com 90% das obras concluídas, o Hospital do Câncer em Caetité será entregue em novembro desse ano, beneficiando moradores de 48 municípios do sudoeste baiano, que precisam...

Fundação José Silveira faz videoconferência sobre teleatendimento para reabilitação da pessoa com deficiência

As conquistas do teleatendimento para a reabilitação da pessoa com deficiência são o tema do webinar (videoconferência) a ser realizado pela Fundação José Silveira (FJS), por meio...