Niltinho propõe suspender prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia

O deputado estadual Niltinho (PP) apresentou Projeto de Lei Nº 23.829/2020 com a finalidade de suspender os prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O parlamentar luta para colocar o PL na pauta de votação.

“Estou lutando para colocar este projeto em votação o mais rápido possível, inclusive há outros dois projetos de leis com este teor de autoria do deputado Antônio Henrique Junior (PP) e Talita Oliveira (PSL)”, garantiu.

O parlamentar acredita que, caso o tempo da pandemia conte para os prazos dos concursos, isso pode atrapalhar as pessoas que foram aprovadas. “Não acho que seja justo o período da pandemia contar nos prazos dos concursos”, avaliou.

De acordo com Niltinho, a pandemia tem exigido dos estados também esforços orçamentários e financeiros muito acima do que foi inicialmente planejado para o seu enfrentamento.

“É razoável que o Estado acabe optando por, neste momento, não admitir novos servidores nos quadros da Administração Pública em áreas não essenciais ao combate à pandemia, até que a situação financeira se normalize”, acrescentou o deputado.

Niltinho destaca ainda a questão do prazo de validade dos concursos, que, de acordo com a Constituição Federal é de até 2 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período, ou seja, há o risco de o prazo de validade se expirar e os aprovados não poderem mais ser nomeados ou contratados sem que tenham dado causa ao problema.

“Por tudo isso, trata-se de uma questão de justiça e de eficiência administrativa a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos estaduais enquanto durar a calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus”, concluiu Niltinho.

Projeto de Roberto Carlos proíbe apreensão de veículos por atraso do licenciamento

O deputado Roberto Carlos (PDT) propôs que o Estado proíba a apreensão ou retenção, por autoridades de trânsito, de veículos que estejam com o pagamento atrasado do...

Portugal amplia medidas até meados de outubro para combater covid-19

Portugal, que já registrou 71.156 casos até agora, foi elogiado inicialmente por sua reação à pandemia. Agora os casos voltaram a subir, e a autoridade de saúde...