Niltinho propõe suspender prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia

O deputado estadual Niltinho (PP) apresentou Projeto de Lei Nº 23.829/2020 com a finalidade de suspender os prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O parlamentar luta para colocar o PL na pauta de votação.

“Estou lutando para colocar este projeto em votação o mais rápido possível, inclusive há outros dois projetos de leis com este teor de autoria do deputado Antônio Henrique Junior (PP) e Talita Oliveira (PSL)”, garantiu.

O parlamentar acredita que, caso o tempo da pandemia conte para os prazos dos concursos, isso pode atrapalhar as pessoas que foram aprovadas. “Não acho que seja justo o período da pandemia contar nos prazos dos concursos”, avaliou.

De acordo com Niltinho, a pandemia tem exigido dos estados também esforços orçamentários e financeiros muito acima do que foi inicialmente planejado para o seu enfrentamento.

“É razoável que o Estado acabe optando por, neste momento, não admitir novos servidores nos quadros da Administração Pública em áreas não essenciais ao combate à pandemia, até que a situação financeira se normalize”, acrescentou o deputado.

Niltinho destaca ainda a questão do prazo de validade dos concursos, que, de acordo com a Constituição Federal é de até 2 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período, ou seja, há o risco de o prazo de validade se expirar e os aprovados não poderem mais ser nomeados ou contratados sem que tenham dado causa ao problema.

“Por tudo isso, trata-se de uma questão de justiça e de eficiência administrativa a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos estaduais enquanto durar a calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus”, concluiu Niltinho.

Ladrão agride mulher e é morto por passageiro de ônibus no Largo do Tanque

Um ladrão atacou um ônibus na noite de domingo (17/01) e acabou morto, no Largo do Tanque, em Salvador. O caso aconteceu na Avenida San Martim. De acordo...

Município de Miguel Calmon é acionado por autorizar construção irregular em área de preservação permanente

O Ministério Público estadual ajuizou na última sexta-feira, dia 15, ação civil pública contra o Município de Miguel Calmon por autorizar, irregularmente, sem licença ambiental e outorgas...

DT de Itapuã prende suspeito de estupro e roubos em Salvador

Policiais da 12ª Delegacia Territorial (DT) de Itapuã prenderam em flagrante, na sexta-feira (15), um homem que vinha sendo investigado por estupro e roubos, no bairro de...

Como é que as azeitonas afetam o processo de perda de peso?

As azeitonas são conhecidas por serem ricas em gorduras benéficas e estão incluídas na popular dieta mediterrânea. Têm uma densidade calórica baixa e são uma boa fonte de...