Niltinho propõe suspender prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia

O deputado estadual Niltinho (PP) apresentou Projeto de Lei Nº 23.829/2020 com a finalidade de suspender os prazos de validade dos concursos públicos estaduais durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. O parlamentar luta para colocar o PL na pauta de votação.

“Estou lutando para colocar este projeto em votação o mais rápido possível, inclusive há outros dois projetos de leis com este teor de autoria do deputado Antônio Henrique Junior (PP) e Talita Oliveira (PSL)”, garantiu.

O parlamentar acredita que, caso o tempo da pandemia conte para os prazos dos concursos, isso pode atrapalhar as pessoas que foram aprovadas. “Não acho que seja justo o período da pandemia contar nos prazos dos concursos”, avaliou.

De acordo com Niltinho, a pandemia tem exigido dos estados também esforços orçamentários e financeiros muito acima do que foi inicialmente planejado para o seu enfrentamento.

“É razoável que o Estado acabe optando por, neste momento, não admitir novos servidores nos quadros da Administração Pública em áreas não essenciais ao combate à pandemia, até que a situação financeira se normalize”, acrescentou o deputado.

Niltinho destaca ainda a questão do prazo de validade dos concursos, que, de acordo com a Constituição Federal é de até 2 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período, ou seja, há o risco de o prazo de validade se expirar e os aprovados não poderem mais ser nomeados ou contratados sem que tenham dado causa ao problema.

“Por tudo isso, trata-se de uma questão de justiça e de eficiência administrativa a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos estaduais enquanto durar a calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus”, concluiu Niltinho.

“Bala perdida”: Homicídio de vendedor revolta moradores de Pau da Lima

O homicídio de um jovem trabalhador na noite de quinta-feira (24/06), feriado de São João, revoltou os moradores de Pau da Lima, em Salvador. O crime aconteceu...

Cotações mostram equilíbrio na luta que vai definir primeiro desafiante do cinturão de Charles do Bronx

Após conquistar o cinturão do UFC em maio deste ano, o lutador Charles do Bronx aguarda para descobrir quem será o primeiro desafiante a enfrentá-lo. O brasileiro...

Ministro Gilmar Mendes estende suspeição de Moro em relação a Lula a mais duas ações penais

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos decisórios processuais e pré-processuais em outras duas ações penais em que o ex-juiz da...

Mulher torturada por traficantes do São Gonçalo do Retiro não resiste

Espancada por traficantes em um beco do São Gonçalo do Retiro, na noite do dia 20 de junho, Tacia Fabiana Inácio dos Santos, conhecida como “Tácia Mel”,...