“PM youtuber” Gabriel Monteiro é expulso da corporação

O youtuber Gabriel Monteiro foi expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro por deserção, conforme decisão publicada no Boletim da PM desta terça-feira (04/08). Ele era lotado no 34º BPM (Magé) e faltou o serviço para o qual foi escalado no dia 22 de julho deste ano.

De acordo com o jornal Extra, até o último dia 31 o youtuber não se apresentou à corporação e completou mais de oito dias de ausência, o que configura o crime de deserção previsto no artigo 187 do Código Penal Militar.

Conforme o processo, a corporação tentou encontrá-lo no endereço fornecido à PM. No entanto, o atual morador do imóvel informou que o PM não residia naquele local. A decisão de expulsar Gabriel foi do coronel Rogério Figueredo.

Também na terça-feira (04/08), Gabriel postou uma mensagem no Twitter. “Não se esqueçam. Deus está comigo contra os corruptos. Aguardem e verão. Servir e proteger”, escreveu ele. O PM que é expulso por deserção pode se apresentar e é reintegrado à corporação para responder, como militar, a processo administrativo e também criminal.

Em março deste ano, Gabriel teve o porte de arma suspenso por conta de outro processo administrativo disciplinar na corporação. Ele estava afastado das ruas, após se envolver em polêmica com o ex-comandante-geral da polícia Ibis Silva Pereira.

O soldado foi alvo de um sindicância da corporação por tratar o coronel Ibis “de forma desrespeitosa, em pelo menos duas ocasiões”, no local de trabalho dele, “oficial superior da reserva remunerada”, tendo inclusive filmado-o “sem autorização”.

Conforme consta no processo, Gabriel teria se passado por estudante para conversar com o ex-comandante na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), local onde o policial reformado trabalha. Ao atender o soldado, Ibis percebeu que Gabriel pretendia gravar um vídeo para o seu canal, no qual ele questionou algumas ações do coronel. A gravação foi divulgada na internet, mesmo sem permissão do oficial.

“Bala perdida”: Homicídio de vendedor revolta moradores de Pau da Lima

O homicídio de um jovem trabalhador na noite de quinta-feira (24/06), feriado de São João, revoltou os moradores de Pau da Lima, em Salvador. O crime aconteceu...

Cotações mostram equilíbrio na luta que vai definir primeiro desafiante do cinturão de Charles do Bronx

Após conquistar o cinturão do UFC em maio deste ano, o lutador Charles do Bronx aguarda para descobrir quem será o primeiro desafiante a enfrentá-lo. O brasileiro...

Ministro Gilmar Mendes estende suspeição de Moro em relação a Lula a mais duas ações penais

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todos os atos decisórios processuais e pré-processuais em outras duas ações penais em que o ex-juiz da...

Mulher torturada por traficantes do São Gonçalo do Retiro não resiste

Espancada por traficantes em um beco do São Gonçalo do Retiro, na noite do dia 20 de junho, Tacia Fabiana Inácio dos Santos, conhecida como “Tácia Mel”,...