Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Pai, médico do Samu revela desafios de manter distanciamento do filho

O isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus tem feito com que muitos pais mantenham distanciamento dos seus filhos para minimizar o risco de disseminação da doença. Alguns desses exemplos envolvem profissionais que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 na capital baiana, como o anestesista Lucas Fernandes da Silva, de 39 anos.

O médico atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e em mais dois hospitais particulares. Ele conta que segue impedido de exercer o pleno direito paterno de afeto com o pequeno Davi Gomes, filho recém-nascido de apenas sete meses de idade. Lucas reside na Pituba e revela que vai completar um mês e meio morando sozinho, como medida de isolamento social de prevenção à saúde do bebê.

d1120914 4e66 4a23 b4bf 3f5d7f7a1a35

A decisão foi tomada após diálogo entre ele e a esposa sobre qual seria a melhor alternativa para proteger a criança em tempos de Covid-19. “Como trabalho no Samu, tratando diretamente com os pacientes com coronavírus e pessoas com suspeita da doença, por mais que tenhamos todos os equipamentos de proteção, fiquei com receio de meu filho ter esse contato. Conversei com minha mulher e achamos por bem manter a distância”, conta o anestesista.

Atualmente, a esposa e o filho de Lucas estão morando junto com os sogros dele, no Itaigara. Na verdade, mesmo quando a família estava sob o mesmo teto, acrescenta o profissional de saúde, havia todo um cuidado para manter o distanciamento do bebê. Uma preocupação que surgiu na época em que a curva de casos da doença estava bastante ascendente em Salvador.

“Aqui em casa, eu já não me aproximava do meu filho. Era sempre um metro e meio entre eu e ele. Não trocava fralda, não carregava mais, dormia em um quarto separado, usava um banheiro à parte. É uma situação bem desconfortável mesmo”, relata o pai, que nunca testou positivo para o coronavírus e sequer sentiu sintomas suspeitos.

Para ajudar a driblar o contato mais restrito imposto pelo coronavírus, o jeito para matar a saudade tem sido fazer chamadas de vídeo. Entretanto, com a cidade já registrando o enfraquecimento da pandemia, Lucas se diz cada vez mais esperançoso e prevê a reaproximação com a família em breve.

“Às vezes, a gente acaba trabalhando tanto e não percebemos o quanto o tempo passa rápido. Os planos para o futuro é sair mais com meu filho, fazer castelo de areia com ele na praia, e estar mais perto de minha mãe, minha tia e meu sobrinho. Me afastei de todos por amor e segurança”, afirma o médico, que também pretende ter mais um descendente assim que a pandemia passar.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...