Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Professores se reinventam para continuar o desafio de formar cidadãos

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, em que as aulas presenciais foram suspensas devido a necessidade do distanciamento social, a importância dos professores ficou ainda mais incontestável. Porém, os profissionais da educação que celebram, nesta quinta-feira (6/08), o dia dedicado a eles também precisaram se reinventar neste período. “A pandemia mostrou a necessária presença da família para que o ato educativo aconteça, assim como a especificidade do papel do professor. Nesse sentido, fica mais evidente que não basta saber o conteúdo, é preciso saber ensinar para que a aprendizagem aconteça”, afirma a coordenadora do curso de Pedagogia Presencial da Unijorge, professora Cândida Andrade de Moraes.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia EAD da Unijorge, professora Joseilda Sampaio de Souza, a pandemia exigiu dos profissionais da educação uma completa transformação. “Precisamos entender que não basta apenas saber usar as tecnologias. É preciso entender como funciona essa linguagem, buscar novas metodologias, novas práticas pedagógicas, em que a tecnologia seja um elemento carregado de conteúdo, mas não é o único”, ressalta.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Joseilda reconhece que os professores têm enfrentado muitos desafios e que o maior deles ainda é a questão do reconhecimento profissional. “Essa valorização não está apenas na questão salarial, que é um ponto importante, mas, sobretudo, nas condições de trabalho”, pontua. “A sociedade reconhece a necessidade do país investir na educação para o seu próprio crescimento econômico e social, porém, esse investimento tem sido cada vez menor”. Apesar de uma formação adequada, já que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional exige que o profissional da educação tenha no mínimo uma graduação, Joseilda acredita que muitas das vezes, o professor não consegue colocar em prática toda bagagem adquirida na universidade por falta de condições de trabalho.

A falta de estrutura das escolas também é uma questão apontada por Cândida Andrade de Moraes, doutora em Educação pela UFBA e com estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. “No que se refere a educação pública no Brasil vejo como maior dificuldade as precariedades da estrutura das escolas públicas, especialmente na região Norte e Nordeste. Quanto a vida profissional, entendo que a remuneração e a valorização da carreira docente ainda é um caminho que precisa ser construído com políticas públicas e incentivo a formação continuada”, assegura.

Apesar dos vários desafios enfrentados diariamente, a professora da Rede Pública Municipal e do curso de Pedagogia da Unijorge, Eliana Sodré não desanima. “São tantos os desafios na prática da docência na contemporaneidade que o professor muitas vezes se transforma em um desbravador buscando remover todo e qualquer obstáculo que o impeça de seguir o seu propósito que é o de transformar o mundo pela educação”, ressalta Eliana, mestre em educação. Ainda de acordo com ela, a motivação maior do professor é “o desejo de fazer algo para realmente ajudar o outro a caminhar, coisa que só a educação através do conhecimento faz”.

A paixão por ensinar foi o que motivou a estudante do 8º semestre de Pedagogia na Unijorge, Iracema Nascimento Cerqueira, a fazer o curso. Antes mesmo de ingressar na faculdade ela já tinha tido a experiência de lecionar em um curso técnico de informática da rede estadual. “Estava desempregada e surgiu essa oportunidade para lecionar a disciplina Lógica de Programação. Essa experiência fez com que eu me apaixonasse pela profissão e buscasse me qualificar mais”, destaca a formanda, que já foi aprovada em concurso para Pedagoga e aguardar ser chamada.

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta quarta-feira (20/03). Na ocasião, os suspeitos...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças e adolescentes sem a paternidade...
Fundação Jose Silveira

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...

Mutirão para reconhecimento de paternidade chega a Candeias e Madre de Deus em abril

O Ministério Público estadual promove, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, palestras e atendimentos às mães de crianças...

Reconhecimento Facial da SSP flagra quatro foragidos em menos de 24h na capital

Com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Militar capturaram quatro foragidos...

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...