Obras do Museu Wanderley Pinho vão beneficiar turismo da região

O secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, e o diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos Oliveira, visitaram as obras do Museu Wanderley Pinho, em Candeias, na quinta-feira (6). As intervenções de restauração e recuperação do museu são executadas com recursos do Prodetur Nacional Bahia, a partir de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 27 milhões.

Os serviços fazem parte de um conjunto de obras que estão sendo realizadas no entorno da Baía de Todos-os-Santos, o que resultará na requalificação do turismo náutico e cultural da maior baía do Brasil, como explicou o titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).

Localizado no distrito de Caboto, o Museu Wanderley Pinho é um importante equipamento cultural que conta a história da Bahia e do Brasil a partir do século XVII, como destacou o historiador Francisco Senna, mais conhecido como Chico Senna. Ele acompanhou a visita e contou um pouco do que se passava na Bahia daquele período, lembrando que o estado foi um importante polo da economia do açúcar, sendo Salvador um entreposto, “mas a produção vinha toda do Recôncavo Baiano”

Com um acervo de mais de 200 peças e achados arqueológicos que remontam ao ciclo do açúcar, o museu ocupa um casarão de quatro andares e 55 cômodos, no antigo Engenho Freguesia, e inclui ainda uma capela. Tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção possui grande importância arquitetônica e cultural, sendo administrada pelo Ipac.

João Carlos reforçou que o museu será um importante atrativo cultural da Baía de Todos-os-Santos, destacando inclusive a evolução das obras do atracadouro, que serão fundamentais para se ter mais uma forma de acesso ao museu, além de ser também um ambiente para realização de grandes eventos, o que tornará o equipamento autossustentável.

Atracadouro

Os serviços do atracadouro do Museu Wanderley Pinho já avançaram e foram concluídas a mobilização do canteiro e dos equipamentos, a demolição da estrutura existente e a limpeza do leito marinho.

Mulher torturada por traficantes do São Gonçalo do Retiro não resiste

Espancada por traficantes em um beco do São Gonçalo do Retiro, na noite do dia 20 de junho, Tacia Fabiana Inácio dos Santos, conhecida como “Tácia Mel”,...

Bahia derrota Athletico-PR e entra no G4

O Bahia derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, no estádio Pituaçu, em Salvador, na noite desta quinta-feira (24) pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021....

Mais de 3,9 mil empregos serão promovidos no interior da Bahia

Investimentos previstos em mais de R$ 3,7 bilhões serão aplicados nas implantações de seis unidades industriais em cinco municípios baianos. Juntas, as empresas devem gerar mais de...

Pelo segundo ano consecutivo, HGE tem o maior número de cirurgias bucomaxilofacial do país

Com um total de 597 procedimentos realizados em 2020, o Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Geral do Estado (HGE) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro...