Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Frio aumenta alergias: conheça tipos, sintomas e tratamentos    

Embora devamos cuidar da nossa saúde durante todo o ano, é no Inverno que esse cuidado deve ser um pouco mais intenso, pois são comuns nesse período as infecções respiratórias, um dos fatores desencadeantes ou de piora de doenças respiratórias, como a asma. Além disso, o próprio ar frio também atua como um dos irritantes das vias aéreas, desencadeando ou piorando os sintomas alérgicos, como a falta de ar na asma e a coriza na rinite.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o fim do século, metade da população sofrerá algum tipo de alergia. Atualmente, cerca de 30% da população mundial possuem, por exemplo, algum tipo de intolerância ao pó, mofo, pólen de plantas, entre outros. 

A alergia ocorre quando o organismo responde de uma maneira exagerada a estímulos comuns do ambiente – elementos do ar (ácaros, poeira, polens), alimentos e medicamentos. Dentre as alergias temos as respiratórias – costumam apresentar piora durante o Inverno, como rinite e asma, que causam espirros, coriza, coceira nos olhos, falta de ar, chiado no peito e tosse; as dermatoses, como a dermatite atópica, que se manifesta com pele seca, erupções que coçam e crostas; e as alergias alimentares, que podem se manifestar com urticária, inchaço e coceira nas pálpebras e lábios, sintomas gastrintestinais (cólicas, diarreia, vômitos) e rouquidão. 

Além do ar frio e das infecções virais, a poluição também é um fator desencadeante ou de piora dos sintomas respiratórios. A poluição do ar está estreitamente associada às alterações climáticas, que por sua vez têm forte impacto na saúde respiratória, particularmente nas doenças alérgicas respiratórias.  

Pensando em tudo isso, é importante alertar a população quanto aos riscos provenientes das doenças e os cuidados que os alérgicos precisam tomar, principalmente nesta época do ano, quando vêm à tona as alergias sazonais. 

A Dra. Bárbara Silva, alergologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+, considera muito importante esse alerta, uma vez que as alergias acometem muitas pessoas. “O sistema imunológico responde de forma exagerada a uma substância após exposição à mesma. As alergias ocorrem em indivíduos previamente sensibilizados e com predisposição genética, na maioria das vezes”, informa. De acordo com a médica, os principais fatores desencadeantes das alergias respiratórias e das dermatites atópicas são os ácaros, fungos, epitélios de animais (cães e gatos) e baratas. Já entre as alergias alimentares estão o leite de vaca, ovo, amendoim, frutos do mar, soja e nozes, embora novos alérgenos passam a compor essa cesta, como o gergelim. 

“Em todas as alergias, afastar o fator causal, fazer um bom controle do ambiente e, caso necessário, tratamento medicamentoso e a associação com a imunoterapia nas alergias respiratórias, são algumas formas de lidar com as alergias, sempre sob a supervisão do especialista”, explica a médica. Segundo ela, quem tem rinite tem maior risco de desenvolver sinusite, otite, asma e distúrbios do sono, comprometendo a qualidade de vida. “O exame clínico e uma boa conversa com o médico alergista são fundamentais para descobrir se o paciente é alérgico e de que tipo de alergia sofre, pois o profissional analisará episódios e reações que se repetem e provocam os sintomas”, recomenda. 

A Dra. também destaca que cada tipo de alergia tem um teste alérgico específico e, por isso, é preciso passar por uma avaliação clínica prévia para obter a indicação correta. “Todos os exames devem ser feitos por profissionais especializados e em ambiente adequado. Quando indicados, são importantes para diagnosticar o antígeno exato e orientar o tratamento. Em caso de dúvidas, é importante sempre procurar um especialista para avaliação e confirmação do diagnóstico, para que se possa fazer um tratamento adequado, evitar riscos maiores e também restrições desnecessárias”, conclui. 

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Fundação Jose Silveira

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...