Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Começa testagem para novo coronavírus nas escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus

A testagem para o novo coronavírus nas escolas estaduais dos municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, começou nesta segunda-feira (10), com funcionários e professores. A partir de terça-feira (11), o procedimento segue com os estudantes, a partir de um cronograma organizado em cada escola e com o agrupamento em ordem alfabética, com o objetivo de evitar aglomeração.

Em Ilhéus, serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários de 18 escolas, incluindo quatro unidades indígenas. Já em Itabuna, a testagem ocorrerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários. O atendimento nas escolas dos dois municípios segue até 21 de agosto, das 8h às 17h. A iniciativa já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca e, atualmente, também está sendo executada em Jequié, até o dia 14 de agosto.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destaca a abrangência da iniciativa. “Estas testagem fazem parte de um conjunto de ações que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na Bahia. Estes dados serão analisados por universidades estaduais para termos uma base científica na tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo, que é bom lembrar não tem ainda uma data definida”.

Jerônimo Rodrigues acrescenta que a iniciativa possibilita ainda “uma maior segurança para as famílias dos estudantes, professores e funcionários, dentro de um trabalho que tem todo o acompanhamento e a parceria das prefeituras dos municípios onde as testagens estão acontecendo”.

Ação preventiva

O professor Othon Dantas, do Colégio Estadual Félix Mendonça, localizado em Itabuna, já foi atendido na unidade onde leciona. “Esta testagem visa assegurar melhor a segurança de todos nós e do nosso ambiente de trabalho, para que possamos nos sentir participantes da atividade. Quanto mais testagens realizadas, maior a segurança”.

Para a professora Lucileide Sertório, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Nelson Schaun, localizado em Ilhéus, a testagem é essencial. “Entendemos que esta ação é muito importante para sabermos se é possível ou não o retorno das atividades presenciais com a segurança para todos”.

Quem também já fez o teste foi Jane Rezende, que trabalha como assistente administrativa no Colégio Estadual Estado do Ceará, em Ilhéus. “Achei excelente esta iniciativa, porque toda ação preventiva é muito importante. Devemos tomar os cuidados, fazer o teste para poder ter uma ideia do que realmente está acontecendo”.

Medidas de segurança

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testadas devem utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

OPERAÇÃO NARKE: Policia Civil cumpre mandados judiciais contra traficantes em Salvador

Na manhã desta quarta-feira (24/04), a Policia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), realiza uma...

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, na casa onde ela...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

OPERAÇÃO NARKE: Policia Civil cumpre mandados judiciais contra traficantes em Salvador

Na manhã desta quarta-feira (24/04), a Policia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão...
Fundação Jose Silveira

OPERAÇÃO NARKE: Policia Civil cumpre mandados judiciais contra traficantes em Salvador

Na manhã desta quarta-feira (24/04), a Policia Civil da Bahia, por meio do Departamento Especializado de Investigação e Repressão...

GRANDE SUSTO! Pitbull ataca mulher grávida em Jaguaquara

Um cachorro da raça pitbull atacou uma mulher grávida de oito meses no município de Jaguaquara, no sudoeste da...

CLIMA TENSO: Mortes em Vila Verde e ônibus param de circular

Os corpos de dois jovens foram encontrados na manhã desta quarta-feira (24/04), por volta das 5h, em Vila Verde....

Cidadania reforça apoio à pré-candidatura de Del a prefeito de Simões Filho

O Cidadania reforçou nesta terça-feira (23) o apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara de Simões Filho, Del (União...