CP vira CV e “hospeda” traficantes cariocas no Nordeste de Amaralina

O Complexo do Nordeste de Amaralina, área dominada pelos traficantes ‘Val Bandeira’, ‘Leandro P’ e ‘Galo da Chapada’, ambos beneficiados recentemente com liberdade condicional, está repleto de bandidos cariocas que integram o Comando Vermelho (CV), a segunda maior facção do país.

Conforme levantamento do Informe Baiano, após a morte do chefão da quadrilha Ordem e Progresso (OP) Coruja, que aconteceu no Rio de Janeiro, o Comando da Paz (CP), inclusive, passou a adotar o nome da organização criminosa fluminense. Em alguns bairros da capital os muros já começaram a ser pichados com a nova sigla. A decisão ocorreu em uma reunião dos líderes baianos com integrantes do alto comando do CV.

“Os três estão em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, mesmo lugar onde mataram ‘Coruja’. Essa é a informação que circula aqui entre eles mesmo em um grupo de WhatsApp chamado ’Notícias dos Cria’. Nesse grupo tem de tudo: ‘bocado’ de traficante, sacizeiro, morador de bem, comerciantes… E eles falam tudo mesmo”, revelou a fonte em conversa na manhã deste sábado (15/08).

 

“Hoje eu vi aqui uns dez, tudo de fuzil, coletes e aquelas 12 ‘grandonas’. Até granada tem. Eles falam estranho, com aquele sotaque carioca, tá ligado? Diferente. Não pode nem encostar que eles são cismados. Ficam aqui no Boqueirão e no Areal. Aí hoje a Patamo bateu aqui forte e uns correram pro São Jerônimo e outros foram pra Sucupira, pra Serra Verde e pro Monte. Cada um correu pro seu canto”, acrescentou.

Bairros na mira do CV e atuação policial

“Aqui tá pesadão mesmo e eles querem retomar tudo de novo. Vão pra cima do BDM e do OP pra tomar tudo. Liberdade, Saramandaia, Alto de Ondina, Calabar e Federação tão tudo no pânico porque sabem que o Nordeste é fortemente armado. Os nomes? Tem Trovão e Pai Pequeno, que são ‘frentes’ também, mas tão presos. Os gerentes são Zói, Tapioca, Luizinho, Fabinho e Dudu. Esse Dudu é o pior e foi preso pelo Peto da 40 na ‘Creche’ (Boqueirão), mas não sei porque nem levou pra delegacia. É aquela coisa, aqui tem que ser a Rondesp, entendeu porque, né? A Patamo pode ser também, mas a Patamo não tem a malícia da Rondesp ainda. Mas a Patamo se pegar não tem acordo também, não. É igual a Rondesp. E a Rondesp é barril. Já sabe por onde eles fogem, já sabe cercar a área. Encurrala mesmo e eles tremem mesmo porque sabem que não tem conversa”, disse.

“Tem que deixar a porta aberta”

O pai de família afirmou também ao IB que constantemente os traficantes vão na casa dos moradores com determinações, como por exemplo, não acionar o 190 sob nenhuma hipótese e evitar brigas. Qualquer problema ou confusão, a ordem é buscar diálogo com o gerente da ‘boca’.

“Eles ajudam com o que quiser. Dão cesta básica, se tiver faltando o gás, compram. Agora, tem que guardar drogas, armas e passar a ‘visão’. Isso aí eles só cobram de quem recebe alguma coisa deles”, sinalizou.

“Agora, independente de receber ajuda ou não deles, a gente aqui tem que deixar as portas de casa abertas pra eles entrar quando a polícia chegar. Aí eles invade quando os ‘homi’ chega. Se não deixar, a família é expulsa do bairro ou até matam”, concluiu o trabalhador.

Fundador da facção OP, “Coruja” é morto pelo Comando Vermelho em comunidade do Rio

Tiros na Vila de Praia do Forte e jovem é morto

Um homem de 28 anos foi assassinado no município de Mata de São João, dentro da Vila de Praia do Forte, um dos principais pontos turísticos da...

Mulher flagrada em Vitória da Conquista ao transportar 26kg de drogas

Uma mulher de 20 anos foi presa pela Polícia Rodoviária Federal ontem (25), após ser flagrada transportando 26 tabletes de maconha. A abordagem foi registrada na BR...

Mais de 200 quilos de maconha prensada em Itabuna

Na manhã de quinta-feira (26/11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em apoio a Polícia Civil através da 6ª COORPIN, em Itabuna, apreendeu 203 kg de maconha prensada....

Briga em bar termina com pai, filho e mais uma pessoa esfaqueados no oeste baiano

Uma briga em um bar terminou com três homens esfaqueado no início da noite de quinta-feira (26/11), no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste...