Vacina da Covid-19: 1º lote começa a ser produzido pela Rússia

A Rússia informou neste sábado (15/08) que já iniciou a produção do primeiro lote da vacina para imunização da Covid-19. O registro do medicamento foi feito no 11 de agosto.

O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, disse que a fabricação ocorre com a supervisão do Centro Nacional Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia. Apesar da grande expectativa, o anúncio causou estranheza na comunidade científica, devido a velocidade do desenvolvimento da vacina.

Alguns especialistas apontam falta de informações técnicas e Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a tecer críticas. A entidade afirma que a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo e para desenvolver uma imunização, são necessárias três etapas. A OMS quer ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança da imunização.

Porém, o presidente russo, Vladimir Putin, descarta qualquer risco e garante a eficácia.

O Brasil, inclusive, vai participar da fase 3 dos estudos clínicos. Serão 2 mil participantes, com voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.
Registrada de Sputnik V, em homenagem ao primeiro satélite a orbitar a Terra, até agora, pouco se sabe a respeito dos resultados de maneira científica, apenas o que o governo russo divulgou por meio de sua comunicação oficial. Segundo as autoridades, a imunização não apresentou efeitos colaterais graves e gerou anticorpos.

As autoridades russas dizem que testaram a vacina em voluntários no hospital militar Burdenko, mas não informaram quantas pessoas foram submetidas e os detalhes, como informações sobre quanto duraria a resposta imune ou o tipo de proteção que a vacina oferece.

As autoridades disseram que têm planos de iniciar uma vacinação em massa em outubro. Segundo o governo russo, mais de 20 países já encomendaram doses da vacina.

Deputado estadual soldado Prisco quer saber porque processo do caso Wesley segue em segredo de Justiça

"Se o princípio da publicidade deve reger as ações do Estado, porque em um caso tão sério como este, do soldado Wesley, ainda corre em segredo de...

Dupla é presa após assalto em salão de beleza no município de Valente

Em uma ação rápida, policiais da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e das Delegacias Territoriais de Valente e de Retirolândia prenderam uma dupla de...

Gêmeos prende dois assaltantes de ônibus e recupera 11 celulares

Dois assaltantes de ônibus foram capturados, logo após o crime, na tarde deste sábado (12), por equipes da Operação Gêmeos da Polícia Militar. Onze celulares das vítimas...

Vigilância Sanitária aplica multa de R$ 10 mil em festa clandestina em Caetité

Na madrugada deste sábado (12), agentes fiscalizadores da Vigilância Sanitária de Caetité (VISA) receberam a denúncia de que uma festa de aniversário acontecia na comunidade de Cachoeirinha,...