Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Vacinação antirrábica previne animais e também humanos contra a raiva

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Começou nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A ação acontece das 8h às 14h, em 92 postos de saúde espalhados pela capital. Além disso, os agentes de combate às endemias vão percorrer, a partir de amanhã (18), os bairros com aplicação da vacina em unidades volantes. A campanha segue até o dia 17 de outubro e também funcionará no sistema drive-thru, a partir do dia 28 deste mês, das 9h às 16h, na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol (Periperi).

A vacinação, organizada pelo Centro de Controle Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  é importante para prevenir os animais e também seres humanos contra a raiva. “Ao vacinar o animal, a pessoa estará protegendo o pet e também a sua família, pois estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”, alerta a veterinária do CCZ Danielle Dantas.

IMG 20200817 WA0009

Nos bairros, mais de 90 duplas de agentes do CCZ estarão envolvidas na ação. Para saber em que localidades essa vacinação itinerante acontecerá, a população pode ligar para o número (71) 3611-7331. Já a relação dos postos de saúde da campanha pode ser encontrada em http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/17.08.2020-Rela%C3%A7%C3%B5a-dos-postos-fixos-vacina%C3%A7%C3%A3o-animal.pdf

Regras – Para evitar a disseminação da Covid-19, os donos dos animais devem utilizar máscara e respeitar as regras do distanciamento social ao se dirigirem aos postos de saúde. Os agentes também estão trabalhando usando EPIs. Os animais a partir de três meses de idade devem ser imunizados, exceto os que estiverem doentes. De acordo com o CCZ, cerca de 180 mil bichos devem ser imunizados na estratégia.

Histórico – Através de uma mordida, arranhão ou mesmo lambida é possível que um animal infectado transmita o vírus da raiva, que fica contido na saliva do bicho raivoso. O último caso de raiva humana registrado em Salvador aconteceu em 2004. “Por esse motivo, é importante que, se houver agressão por parte de um animal, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde o mais breve possível para realizar a profilaxia pós-exposição”, explica a veterinária

A vacina existe há mais de 100 anos e foi padronizada pelo cientista Louis Pasteur. Com as campanhas nacionais de vacinação para os animais, em 1973, houve uma redução drástica do número de casos da doença no país.

Sintomas – O cão ou gato não vacinado evolui após um período de incubação de dois meses para um quadro inicial de prostração, ou seja, o bicho para de comer, beber água e sempre se esconde. Em seguida, evolui para os sinais clínicos, a exemplo inquietude, pupila dilatada, salivação excessiva, agressividade e rigidez dos músculos da mastigação. O vírus pode levar à morte.

“Qualquer mamífero pode contrair a raiva, principalmente no meio urbano, onde os cães e gatos são os mais susceptíveis. Com o aumento da presença de morcegos na área urbana, esses animais podem ter contato com os cães e gatos e transmitir a raiva”, informa a veterinária.

Em humanos, o vírus atinge desde o sistema nervoso periférico até o central. Os sintomas variam entre mal-estar geral, aumento de temperatura, náuseas, dor de garganta e alterações de comportamento.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...