Pau Miúdo recebe sexto gripário para enfrentamento à Covid-19

Fotos: Valter Pontes/Secom

O bairro de Pau Miúdo recebe, a partir desta segunda-feira (17), a sexta Unidade Dedicada ao Atendimento às Síndromes Gripais, popularmente conhecida como gripário, instalada pela Prefeitura em área anexa ao Pronto-Atendimento (PA) Maria Conceição Imbassahy. A estrutura, que começa a funcionar às 19h de hoje em esquema 24 horas, foi entregue pela manhã com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Com investimento de R$3,4 milhões para implantação e operacionalização, a unidade é destinada exclusivamente para casos de doenças respiratórias, como a Covid-19 e o H1N1. São dez leitos de UTI e mais dois de sala vermelha, com respiradores, para casos mais graves que necessitem de estabilização do quadro clínico dos pacientes até a regulação para um hospital. A equipe é formada por 75 profissionais de saúde e área administrativa.

Os pacientes terão garantidos nessa estrutura a realização de exames de raios-x, laboratoriais, eletrocardiograma (ECG), além de assistência médica, enfermagem e serviços de farmácia. Haverá suporte de ambulância 24 horas para regulação de pacientes que necessitem de internamento hospitalar.

O prefeito salientou que o gripário em Pau Miúdo é mais uma ação do esforço municipal em ampliar leitos clínicos e de UTI para atender aos casos do novo coronavírus, e aproveitou para fazer um apelo à população. “Pedimos a todos os cidadãos que, caso tenham algum sintoma respiratório, procurem diretamente os gripários, que possuem demanda aberta. Estas estruturas foram criadas justamente para desafogar a pressão nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais, que atendem outras demandas”.

O chefe do Executivo municipal salientou ainda que os gripários foram instalados em locais estratégicos para facilitar o acesso das pessoas. “Esta unidade aqui, por exemplo, fica ao lado do Maria Conceição Impassahy e do Hospital Ernesto Simões Filho, equipamento estadual que é destinado aos casos do novo coronavírus, em uma área populosa da cidade”, completou ACM Neto.

O secretário da SMS ressaltou a importância dos gripários no controle do número de casos da Covid-19 em Salvador, mas fez um alerta. “A média móvel de novos casos fechou na semana passada com aumento de cerca de 28%, o que é preocupante. As pessoas precisam compreender que a pandemia não passou. O que estamos fazendo é retomando as atividades com segurança, mas para que essa segurança seja efetiva é necessária a participação de todos”, disse Leo Prates.

Balanço – Com a instalação dos gripários, o sistema municipal de urgência ampliou de 355 para 424 leitos. A medida resultou em um incremento de 21% da expansão assistencial de emergência em toda cidade. Na semana passada, moradores das nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana foram contemplados com a implantação de uma unidade para síndromes gripais.

Outros equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. As estruturas somam 89 leitos, sendo 74 de enfermaria e 15 de sala vermelha e funcionam em regime 24, reforçando o atendimento prestado nas UPAs.

Mulheres que atacaram 9 supermercados em Remanso são presas

Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Remanso) prenderam, na sexta-feira (14), duas mulheres suspeitas de furtos em, pelo menos, nove estabelecimentos comerciais da cidade. Uma delas foi flagrada dentro...

Estudo investiga como começa e evolui o câncer de esôfago

Estudo inédito internacional sobre alterações epigenéticas de pacientes com câncer de esôfago constatou que os pacientes analisados, originários de diferentes regiões do mundo com alta incidência desse...

Cristo recebe iluminação para incentiva a vacinação contra a covid-19

O monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro recebe, neste sábado (15), iluminação especial promovida pelo Movimento Unidos Pela Vacina. A ação, que acontecerá entre...

Homem matou vítimas a facadas e incendiou corpos

Suspeito de praticar dois homicídios, sendo um deles nesta última segunda-feira (10), foi preso na manhã desta sexta-feira (14), por policiais da Delegacia Territorial de Paulo Afonso,...