Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comunidade escolar em Jequié tem testagem do novo Coronavírus concluída

Os colégios estaduais de Jequié, Luiz Navarro de Brito e da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luis Neves Cotrim, no município de Jequié, realizaram, nesta quarta-feira (19), o último dia de atendimento para a testagem do novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários. A iniciativa fez parte das ações do protocolo do Governo do Estado para o retorno às aulas, mesmo não tendo ainda a data de volta definida. Os municípios de Ilhéus e Itabuna seguem com o atendimento da comunidade escolar da rede estadual de ensino até sexta-feira (21).

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, fez um balanço das ações desenvolvidas em Jequié. “Acredito que o Governo do Estado conseguiu cumprir o seu papel de contribuir, junto ao município de Jequié, para garantir a aplicação de testes rápidos a uma boa parcela da população, garantindo uma análise da infecção e respaldando a Secretaria de Saúde do Estado para o planejamento de combate e prevenção ao vírus”.

O estudante Gleison Santos, do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, do Colégio Estadual de Jequié, ressaltou como a testagem pode beneficiar toda a família. “Com esta pandemia, muitos de nós ficamos responsáveis em resolver as questões fora de casa, por isso realizar o teste nos dá tranquilidade para continuarmos em contato com nossos pais e saber como proceder, de acordo com o resultado”.

Para o estudante Tales Silva, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, é importante a conscientização sobre a aplicação do teste. “Espero que todos os meu colegas tenham participado da testagem, porque a iniciativa não é apenas pensando na gente. É poder garantir a saúde de nossa família, amigos e vizinhos”, afirmou.

Testagem

A ação, além de fazer parte do protocolo de retomada do ano letivo, visa ainda a segurança da comunidade escolar e de seus familiares, contribuindo para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os testes em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino também já foram aplicados nas cidades de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.

A testagem acontece em municípios de pequeno e grande portes que apresentam elevados índices de contaminação, a partir da parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e das prefeituras municipais. A aplicação é feita por profissionais das secretarias de Saúde, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. A divulgação dos resultados oficiais pela Secretaria da Educação do Estado só será feita após análise científica que está sendo realizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na...

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do cachorro Joca, da raça golden...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro...
Fundação Jose Silveira

Diego Coronel discute com ministro do Turismo estratégias para redução de custos nos cruzeiros

O deputado federal e vice-presidente da Comissão de Turismo, Diego Coronel (PSD), esteve em reunião com o ministro...

CÃO JOCA: Ministério dos Aeroportos e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana...

Prefeitura doa computadores e outros aparelhos a instituições de atendimento a pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador vai doar 40 computadores para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento...