Comunidade escolar em Jequié tem testagem do novo Coronavírus concluída

Os colégios estaduais de Jequié, Luiz Navarro de Brito e da Polícia Militar (CPM) Professor Poeta Luis Neves Cotrim, no município de Jequié, realizaram, nesta quarta-feira (19), o último dia de atendimento para a testagem do novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários. A iniciativa fez parte das ações do protocolo do Governo do Estado para o retorno às aulas, mesmo não tendo ainda a data de volta definida. Os municípios de Ilhéus e Itabuna seguem com o atendimento da comunidade escolar da rede estadual de ensino até sexta-feira (21).

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, fez um balanço das ações desenvolvidas em Jequié. “Acredito que o Governo do Estado conseguiu cumprir o seu papel de contribuir, junto ao município de Jequié, para garantir a aplicação de testes rápidos a uma boa parcela da população, garantindo uma análise da infecção e respaldando a Secretaria de Saúde do Estado para o planejamento de combate e prevenção ao vírus”.

O estudante Gleison Santos, do curso técnico de nível médio em Análises Clínicas, do Colégio Estadual de Jequié, ressaltou como a testagem pode beneficiar toda a família. “Com esta pandemia, muitos de nós ficamos responsáveis em resolver as questões fora de casa, por isso realizar o teste nos dá tranquilidade para continuarmos em contato com nossos pais e saber como proceder, de acordo com o resultado”.

Para o estudante Tales Silva, do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, é importante a conscientização sobre a aplicação do teste. “Espero que todos os meu colegas tenham participado da testagem, porque a iniciativa não é apenas pensando na gente. É poder garantir a saúde de nossa família, amigos e vizinhos”, afirmou.

Testagem

A ação, além de fazer parte do protocolo de retomada do ano letivo, visa ainda a segurança da comunidade escolar e de seus familiares, contribuindo para evitar a propagação do novo Coronavírus. Os testes em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino também já foram aplicados nas cidades de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca.

A testagem acontece em municípios de pequeno e grande portes que apresentam elevados índices de contaminação, a partir da parceria da Secretaria da Educação do Estado com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e das prefeituras municipais. A aplicação é feita por profissionais das secretarias de Saúde, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. A divulgação dos resultados oficiais pela Secretaria da Educação do Estado só será feita após análise científica que está sendo realizada pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Mortes por covid-19 batem recorde na Índia; estados impõem lockdowns

A Índia registrou neste sábado (8) o maior número de mortes em um único dia por covid-19, com casos continuando a crescer e os estados adotam lockdowns...

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da...

Neymar renova contrato com PSG e vai receber R$ 191 milhões por ano

O atacante brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 2025, afirmou o clube francês neste sábado (8). O jogador de 29 anos, contratado pelo PSG em...

Hora Marcada em Salvador: Saúde abre agendamento exclusivo para 2ª dose de CoronaVac neste domingo (09)

Com a chegada de aproximadamente 26 mil doses da Coronavac em Salvador, neste sábado (08), a Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação do imunizante para fechamento...