Salvador é o principal destino nacional do pós-pandemia, aponta pesquisa

A pandemia do novo coronavírus afetou em cheio o setor turístico em Salvador, provocando a necessidade de implementação de mudanças e ações para uma retomada segura. Com a finalidade de mitigar os efeitos causados pela crise sanitária na capital, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) realizou, em parceria com o instituto Qualitest, a Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil. O relatório aponta que Salvador é o principal destino nacional após a pandemia e foi detalhada pelo titular Secult, Pablo Barrozo, em coletiva virtual nesta quinta-feira (20).

O estudo traz os impactos, novos comportamentos, hábitos, exigências de segurança, além da intenção de viagem dos turistas em momento posterior à crise causada pela Covid-19. Foram ouvidos 1,6 mil brasileiros, de diversos estados do país, por telefone, entre os dias 9 a 22 de julho. A pesquisa se baseou em um questionário feito aos entrevistados, composto por aproximadamente 30 perguntas.

Destinos – Das 1,6 mil pessoas entrevistadas, 26,3% residem nos estados de São Paulo, 16,1% no Rio de Janeiro e 14,3% em Minas Gerais. A maioria (53,7%) informou que tem intenção de realizar alguma viagem após a pandemia.

Ao avaliar a resposta de 859 pessoas, o estudo aponta que 83,8% delas (ou seja, 720 pessoas) pretendem ir para destinos nacionais e 16,2% (correspondente a 139) informaram que faria viagem para um roteiro internacional. Do número de pessoas que escolheram destino dentro do Brasil, 18,2% desejam ir para a Bahia, 11,7% para São Paulo e 10,6% para o Rio de Janeiro.

Já as três cidades mais procuradas estão Salvador (9,87%), Rio de Janeiro (4,62%) e Recife (4,46%). Das pessoas que têm intenção de ir para o exterior, o país mais citado foi Estados Unidos, com 20,9%, seguido por Portugal, com 12,9%, e Argentina, com 8,6%.

Ações de segurança – Os entrevistados também opinaram sobre as ações de segurança que devem ser adotadas nos locais ligados ao turismo após o coronavírus. As respostas foram mensuradas numa escala de 1 (“nada importante”) a 10 (“muito importante”). Destacaram-se: adoção de protocolos de higiene em aeroportos/portos/estradas (9,2), seguido de medidas preventivas nas hospedagens, bares e restaurantes, museus, atrativos e pontos turísticos em geral (9,14). A ação com menor importância é a de exigência de apresentação de resultados de teste de Covid-19 nos acessos às cidades (7,40).

Atributos – Segundo a Pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, os entrevistados consideraram como principais atributos para visitar Salvador, após o fim do isolamento social, os atrativos naturais, a exemplo das praias (56,7%), e as atrações históricas/culturais (46,6%).

“A pesquisa foi focada no pós-pandemia e em como as pessoas que querem fazer turismo estão assimilando o momento. Salvador está à frente de outros locais em função das políticas públicas realizadas na cidade nos últimos anos. Temos 60% da orla requalificada e cerca de R$ 300 milhões investidos na revitalização do Centro Histórico. Mas, naturalmente, a capital baiana já atrai o turista pela sua beleza”, destacou Pablo Barrozo.

O secretário acrescentou que o turismo em Salvador é responsável por 20% da economia da cidade. Ele também lembrou as ações do plano de retomada para o segmento, anunciadas pela Prefeitura no início deste mês, que envolvem investimentos em infraestrutura, requalificação de espaços, além da capacitação de trabalhadores ligados à cadeia produtiva.

“Iremos preparar a cidade para os passos seguintes. Mas vale frisar que o foco principal é a vida das pessoas. Diversos motivos mantêm Salvador no imaginário dos turistas. Uma deles envolve os cuidados e a credibilidade que a cidade alcançou nesses tempos de pandemia. Fomos a primeira cidade do país a conseguir o selo Safe Travel, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), que reconhece organizações em todo o mundo que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene”, salientou o secretário de Cultura e Turismo.

A Pesquisa de Sondage00m Turística no Brasil está disponível na íntegra no site

www.observatorio.turismo.ba.gov.br.

Barril triplicado! Megaoperação das Rondesp`s na Liberdade termina com mortes e prisões

Uma ação conjunta das Rondesp's BTS, Central e RMS contra uma facção criminosa no bairro da Liberdade, em Salvador, na noite de quarta-feira (05/05), resultou em mortes...

Quadrilha de assaltantes de transportes por App era liderada por mulher cadeirante

Liderada por uma mulher cadeirante, uma quadrilha de assaltantes de motoristas de transportes por aplicativo foi desarticulada pelas equipes da 23ª Delegacia Territorial (DT), de Lauro de...

Bolsonaro veta projeto que adiava prazo de entrega da Declaração do IR

O presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o projeto de lei 639/2021, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 13 de abril, que estendia o prazo para...

Copom eleva juros básicos da economia para 3,5% ao ano

Em meio ao aumento da inflação de alimentos, combustíveis e energia, o Banco Central (BC) subiu os juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual pela segunda...