Testagem para novo coronavírus é encerrada em Itabuna e terá dia extra em Ilhéus

A testagem para o novo coronavírus foi encerrada nesta sexta-feira (21), em estudantes, professores e funcionários das escolas da rede estadual de Itabuna. Já o município de Ilhéus ganhou um dia extra para a aplicação dos testes, que será na próxima Segunda-feira (24), das 8h às 17h, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun e no Colégio da Polícia Militar (COM) Rômulo Galvão. A data será aberta a todos os estudantes que não puderam comparecer durante o cronograma inicial.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhou, em Itabuna, o último dia de testagem, quando visitou o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão e dialogou com gestores escolares, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes que estavam fazendo o teste rápido. O secretário também fez a testagem, com resultado negativo, e uma avaliação sobre o processo de testagem no território.

“Esta é uma ação importante, que mostra o cuidado e o zelo do Governo do Estado com a saúde dos nossos estudantes, professores e funcionários. Os dados obtidos serão avaliados cientificamente pela Universidade Estadual de Santa Cruz [Uefs] e vão nos subsidiar para a tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo, mesmo que a data para isto ainda não esteja definida”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Nesta sexta (21), a estudante Shirley dos Santos foi fazer a testagem no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, destacou a importância da iniciativa. “A gente sabe que muitas pessoas que estão com a Coid-19 são assintomáticas e este é o problema, porque estão transmitindo para os outros. Por isso, é bom que os colegas compareçam para fazer o teste. É rápido, gratuito, com álcool em gel, higienização dos espaços e lavatórios, tudo para garantir que a gente possa exercer a nossa cidadania, protegendo a todos”, disse.

Garantia do acesso

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Hélder Amorim, fez um balanço das testagens em Itabuna e falou sobre a inclusão de mais um dia em Ilhéus. “Em Itabuna, conseguimos garantir uma ampla participação da comunidade escolar, o que resultou em uma boa amostragem para a equipe de Saúde. Já em Ilhéus, apesar de boa participação, houve uma solicitação das escolas para que houvesse mais um dia e, em alinhamento com a prefeitura, faremos a ação na terça-feira”, explicou.

A coordenadora do Núcleo Territorial de Educação de Itabuna (NTE 5), Leninha Vila Nova, ressaltou o empenho da comunidade escolar. “Acredito que a população entendeu a necessidade das testagens como parte do protocolo de ações do Estado para garantir a segurança da sua saúde. Então, a população compareceu e nossas escolas fizeram um trabalho belíssimo, que continua com o acompanhamento dos estudantes que deram positivados e com a testagem na terça em algumas escolas de Ilhéus”.

Parcerias

Os testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino também já foram aplicados nas cidades de Jequié, Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. A testagem ocorre em municípios de pequeno e grande portes que apresentam elevados índices de contaminação, a partir da parceria entre as secretarias estaduais da Educação e da Saúde (Sesab) e as prefeituras municipais.

A aplicação é feita por profissionais das secretarias de Saúde, seguindo todos os protocolos de segurança necessários. A divulgação dos resultados oficiais pela Secretaria da Educação do Estado será feita após análise científica, que está sendo realizada pela Uesc.

Polícia descobre plano de ataque à escola; suspeito queria homenagear autor do massacre de Suzano

A Polícia Civil de São Paulo prendeu hoje (10) um homem de 19 anos suspeito de planejar um ataque a alunos de uma escola no bairro de Americanópolis, na...

Ministério da Saúde receberá 8,2 milhões de doses de vacina até sexta

O Ministério da Saúde receberá até sexta-feira (14) 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Segundo o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, a pasta...

Os dois signos mais intensos no amor e nas relações

Eles amam como ninguém e sem medo. Tal como na astrologia ocidental, na cultura cigana a data de nascimento também pode revelar alguns traços de personalidade dos indivíduos. Os...

Polícia encerra festa com 1.000 pessoas em Conquista

Cerca de 1.000 pessoas que se aglomeravam, em uma festa clandestina, na localidade de Pedra Branca, zona rural de Vitória da Conquista, foram flagradas por equipes da...