Primeira semana de Campanha vacina 15 mil animais contra a raiva em Salvador

A Campanha de Vacinação Antirrábica imunizou cerca de 15 mil cães e gatos em Salvador na primeira semana da estratégia iniciada no último dia 17. O número é considerado baixo, uma vez que, a meta é vacinar, pelo menos, 180 mil animais na cidade, portanto, os tutores dos bichos devem estar atentos ao calendário vacinal.

A partir desta sexta-feira (28), a Campanha acontecerá de forma pioneira na modalidade de drive-thru, onde os animais serão vacinados exclusivamente dentro do carro, para facilitar o acesso as doses. Esse serviço funcionará nos próximos quatro finais de semana, sempre às sextas, sábados e domingos, das 09 às 16:00 em dois pontos da cidade: Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi.

Nos últimos anos, Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos e sagüis, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato.

“Neste momento de pandemia vamos ampliar os horários para que não haja nenhum tipo de aglomeração em filas com o sistema drive-thru. A vacinação é a única forma de prevenir a raiva, uma doença com quase 100% de letalidade, por isso, após dois anos sem a mobilização na cidade, os ‘pais’ dos bichos devem aproveitar a oportunidade para demonstrar o cuidado com seus ‘filhos’”, explicou Danielle Dantas, chefe do setor de raiva e veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Além dos drives, a ação acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h em mais de 92 postos de saúde espalhados pela cidade. Neste período de Campanha, os agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes nas quintas e sextas-feiras.

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização será obrigatória. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Mortes por covid-19 batem recorde na Índia; estados impõem lockdowns

A Índia registrou neste sábado (8) o maior número de mortes em um único dia por covid-19, com casos continuando a crescer e os estados adotam lockdowns...

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da...

Neymar renova contrato com PSG e vai receber R$ 191 milhões por ano

O atacante brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 2025, afirmou o clube francês neste sábado (8). O jogador de 29 anos, contratado pelo PSG em...

Hora Marcada em Salvador: Saúde abre agendamento exclusivo para 2ª dose de CoronaVac neste domingo (09)

Com a chegada de aproximadamente 26 mil doses da Coronavac em Salvador, neste sábado (08), a Secretaria Municipal da Saúde retoma a aplicação do imunizante para fechamento...