Caminhada do Samba em Salvador acontece neste domingo; Primeiro samba faz hoje 100 anos

A 11ª edição da Caminhada do Samba será realizada neste domingo (27), a partir das 14h, no Centro, segundo informações do Conselho do Carnaval (ComCar). A estimativa é que cerca de 500 mil pessoas percorram o trajeto dos nove trios elétricos que passarão pelo Campo Grande, a Avenida Sete e a Praça Castro Alves.

A canção “Pelo Telefone”, de Donga, considerado o primeiro samba a ser registrado e gravado, completa neste domingo (27) 100 anos. Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.

Ao todo são nove trios desfilando durante o percurso. São eles: Bloco Alvorada, com Grupo Bambeia e convidados, Bloco Alerta Geral, com Grupo Miudinho e participação especial de Juliana Ribeiro e Cida Martinez, Bloco Pagode Total, com o Grupo É o Tchan e banda Pagode Total, Bloco Proibido Proibir, com Bandas QG do Pagode e Fuzucada, Bloco Reduto do Samb, com participação de Denny Palma e Pagode do Vinny e D’Cifras.

Também fazem parte do evento o Bloco Vem Sambar, com Grupo Samba do Pretinho, Bloco Amor e Paixão, com Grupos Movimento e Fora da Mídia, Bloco Samba Popular, do Grupo A Grande Família, e Bloco Q Felicidade (Grupos Patrulha do Samba e Reinaldo Terra Samba).

Para a realização da Caminhada do Samba, a Transalvador fará interdição do tráfego, até àsa 21h deste domingo (27), no Largo do Campo Grande, entre a Praça 2 de Julho e o Hotel Sheraton). Além da interdição do tráfego, o estacionamento será proibido, das 6h às 21h, na Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto, e Passeio Público.

Para suprir a necessidade dos usuários de transporte público durante a Caminhada, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará nove veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na Estação da Lapa, e a Estação da Barroquinha entre 17h30 min de domingo (26) à 0h30 da segunda-feira (28). Os roteiros distribuídos nas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio).

Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 41 linhas de ônibus que atendem ao Centro, entre 11h e 0h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as alterações de trânsito.

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...