Número de lojas exclusivamente virtuais cresce 40,7% em 2020

Um levantamento feito pela empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp divulgado hoje (26) mostra que o mercado de comércio online cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais. Entre 2018 e o ano passado, o aumento havia sido de 37,6%.

Para o diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios do PayPal, Thiago Chueiri, a expansão do comércio virtual neste ano ganhou um impulso extra com a quarentena causada pelo novo coronavírus. “Claro que pega uma parte do reflexo da pandemia que digitalizou bastante consumidores empreendedores também. Os dois lados da cadeia. A quarentena forçou drasticamente essa digitalização”, ressaltou.

Para ele, a quarentena forçou especialmente as empresas a aderirem ao modelo de vendas pela internet. “Grande parte é de pequenos empreendedores buscando a sobrevivência nesse novo contexto. Dependiam de um ponto físico e tiveram que se adaptar”, acrescentou.

Além disso, Chueiri relaciona o crescimento expressivo do número de lojas virtuais, em comparação aos negócios físicos, que têm se expandido a uma média de 10% ao ano, à situação econômica do país. “Uma piora da situação econômica, em geral, leva as pessoas a buscarem mais alternativas para empreender”, enfatizou.

Pequenos negócios

A maior parte das páginas que fazem vendas na internet (88,7%) são, segundo a pesquisa, pequenos negócios com até 10 mil visitas por mês. As grandes empresas, com mais de meio milhão de visitas mensais, respondem por 8,7% do total de lojas virtuais.

Mais da metade (52,6%) não tem empregados, com apenas os sócios trabalhando na manutenção do empreendimento e 48% faturam até 250 mil por ano.

O preço médio dos produtos é de até R$ 100 em 76,6% das lojas virtuais. Em 10,7% delas a faixa média de preços é acima de R$ 1 mil.

Apesar do crescimento deste ano ter tido o impulso da pandemia, o diretor do PayPal acredita que existem mudanças de comportamento que serão incorporadas à vida cotidiana. “Você uma vez que experimentou isso, passa a fazer parte do seu cotidiano. E a gente sabe que o home office vai estar muito mais presente no cotidiano do consumidor brasileiro e digital. Estando mais presente em casa, tende a consumir mais pelos meios digitais”, analisou.

CORPO NÃO FOI LOCALIZADO: Cinco são indiciados por homicídio de motorista de aplicativo em Eunápolis

A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava o desaparecimento e assassinato do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo, ocorrido no dia 23 de...

Facção envolvida em 12 mortes em Juazeiro é desarticulada pela Polícia Civil da Bahia

Uma facção criminosa apontada como responsável por ao menos 12 homicídios ligados ao tráfico de drogas no distrito de Maniçoba, zona rural de Juazeiro,...
Fundação Jose Silveira

CORPO NÃO FOI LOCALIZADO: Cinco são indiciados por homicídio de motorista de aplicativo em Eunápolis

A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava o desaparecimento e assassinato do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo,...
Fundação Jose Silveira

CORPO NÃO FOI LOCALIZADO: Cinco são indiciados por homicídio de motorista de aplicativo em Eunápolis

A Polícia Civil concluiu o inquérito que investigava o desaparecimento e assassinato do motorista de aplicativo Athus Alves Bernardo,...

Facção envolvida em 12 mortes em Juazeiro é desarticulada pela Polícia Civil da Bahia

Uma facção criminosa apontada como responsável por ao menos 12 homicídios ligados ao tráfico de drogas no distrito de...

“Em 2027, a Bahia estará em um novo rumo”, crava Elinaldo durante festejos do 2 de Julho

Elinaldo Araújo (União), ex-prefeito de Camaçari, participou, nesta quarta‑feira (2/7) das tradicionais celebrações do Dois de Julho, data que...

Presidente Lula acompanha cortejo do Dois de Julho pelo quarto ano consecutivo

Pelo quarto ano seguido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de marcar presença no Dois de...