Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prodetur promove ciclo de lives para empreendedores do Turismo Náutico e Cultural

Um Ciclo de Lives de capacitações e assessorias técnicas dirigidas aos atores da cadeia do turismo da Baía de Todos-os-Santos será promovido a partir desta quinta-feira (27), no âmbito do Prodetur Nacional Bahia. O objetivo é auxiliar os empreendedores dos setores náutico e cultural na retomada das atividades turísticas e estruturar a Rede Baía de Todos-os-Santos (RBTS), aprimorando seus serviços e produtos.

Realizado de forma virtual, sempre a partir das 17h, no YouTube, o ciclo é composto de cinco lives com temática diferenciada. Na estreia, quinta-feira, o tema é “A importância da identidade e criatividade para o seu empreendimento”, abordado pela empreendedora social e consultora em Economia Criativa e Turismo, Karina Zapata, com mediação do consultor em Liderança Turística, Ricardo Cerqueira.

A programação prossegue no dia 31 de agosto, com o tema ”Boas práticas para o fortalecimento de um destino turístico”, tendo como palestrante o professor de Administração da Ufba Horácio Filho e mediação de Rodrigo Lyra, do consórcio RBTS.

No dia 2 de setembro, o tema é “Fortalecimento do empreendimento através da experiência em rede”, com a guia e empreendedora em Turismo, Janaína de Melo, e mediação de Rodrigo Lyra. O tema do dia 4 é “A importância de conciliar o turismo e a preservação ambiental”, com a empreendedora em Turismo Vanessa Almeida e mediação de Larah Oliveira, do consórcio RBTS.

No dia 8, será a vez da doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente e mestra em Estudos Étnicos, Suely Conceição, abordar o tema “Sobrevivendo à crise: sustentabilidade no turismo, negócios e preservação ambiental”, com mediação de Rodrigo Lyra. A live final acontece no dia 11, com o tema “Construção da governança da Rede BTS: turismo e cidadania”, com Ricardo Cerqueira, e mediação de Rodrigo Lyra.

O projeto Rede Baía de Todos-os-Santos tem como público-alvo empreendedores/empresas formalizados dos setores náutico e cultural, bem como grupos assistidos no programa Produção Associada ao Turismo (PAT), dos municípios da BTS. São seis as categorias principais: hospedagem, gastronomia, artesanato, manifestações culturais, empreendimentos náuticos e receptivos turísticos.

Prodetur

Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado, o Prodetur Nacional Bahia prevê uma série de 12 obras de infraestrutura náutica e uma de cunho cultural na zona turística Baía de Todos-os-Santos.

A maior parte compreende requalificação ou construção de marinas, atracadouros e terminais náuticos. Em alguns locais, as obras envolvem, ainda, requalificação de quiosques, construção de centros de comércio, píeres, oficinas e postos de combustíveis para barcos, bem como requalificação urbanística e paisagística das imediações.

Divididas em três lotes, as intervenções estão sendo realizadas em Salvador (Marina da Penha, Solar do Unhão), Ilha de Itaparica (Cacha Prego e Itaparica), Jaguaripe, Bom Jesus dos Passos, Salinas da Margarida, Maragojipe, Mutá, Ilha de Maré (Botelho), Cachoeira e Candeias (Museu Wanderley Pinho, em Caboto).

Fã processa Ivete Sangalo após ser “esmagada” por bloco em Salvador, diz colunista

Uma mulher processou Ivete Sangalo por atraso e desorganização do Bloco Coruja no Carnaval de Salvador, no dia 10 de fevereiro de 2024. Segundo...

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para este ano. Segundo o boletim...
Fundação Jose Silveira

Fã processa Ivete Sangalo após ser “esmagada” por bloco em Salvador, diz colunista

Uma mulher processou Ivete Sangalo por atraso e desorganização do Bloco Coruja no Carnaval de Salvador, no dia 10...
Prefeitura Porto Seguro

Fã processa Ivete Sangalo após ser “esmagada” por bloco em Salvador, diz colunista

Uma mulher processou Ivete Sangalo por atraso e desorganização do Bloco Coruja no Carnaval de Salvador, no dia 10...

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para...

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido...

FEIRA DE SANTANA: Adolescente morto a tiros por bandidos em motocicleta

Um adolescente identificado como Cauã Santos Silva, de 15 anos, foi morto com disparos de arma de fogo na...