Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agosto laranja: entenda a Esclerose Múltipla, doença que atingiu Cláudia Rodrigues

Alguns meses já são comumente conhecidos por estarem atrelados à cores que ajudam na divulgação e prevenção de doenças, como o outubro rosa e novembro azul. Este mês não é diferente. No agosto laranja profissionais de saúde chamam a atenção para a Esclerose Múltipla (EM), doença comum entre as mulheres em idade reprodutiva.

Uma das maiores humoristas do Brasil, a atriz Cláudia Rodrigues foi diagnosticada com a doença há 20 anos. A comediante chegou a ficar em depressão e tentou tirar a vida. Além disso, foi internada várias vezes. Ela teve dificuldades para andar e desvio em um dos olhos. Em 2015 ela fez um transplante de células-tronco nos Estados Unidos e melhorou consideravelmente seu quadro de saúde.

Felipe Oliveira, professor assistente de Neurologia da UNIFACS dá mais detalhes sobre a doença e sintomas que podem ajudar a identificá-la. A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune, ou seja, acontece quando as células de defesa reconhecem o próprio corpo como inimigo. Ela é mais comum em mulheres (a cada 15 mulheres, um homem desenvolve), e começa a se manifestar principalmente em idade fértil, na faixa dos 20 aos 45 anos. “É um processo que acarreta na destruição da bainha de mielina, que é fundamental para o funcionamento dos neurônios. Isso vai acontecendo de forma pontual, em pequenos surtos espaçados”, explica Felipe.

Segundo ele, não existe um exame específico que consiga indicar a possibilidade ou prever a doença com antecedência. O diagnóstico é feito a partir de uma junção de fatores como estar dentro da “faixa de risco” e avaliação clínica a partir do histórico do paciente, aliados a exames de imagem e laboratoriais. No entanto, só é possível ter a confirmação quando a doença já houver surgido. “Consideramos uma doença esporádica e não hereditária. É comum que as pessoas desenvolvam sem que ninguém da família a tenha manifestado anteriormente”, completa.

Sintomas

Os sintomas são muito diversos, pois a doença afeta todo o sistema nervoso. Podem acontecer desde alterações visuais a motoras, piora ou perda repentina de visão, como dormência, formigamento, fraqueza ou perda de movimento nas pernas. “Todos esses sintomas podem ter uma causa que não a esclerose, por isso é importante perceber quando algum deles acontece e avança de forma muito rápida, em questão de horas ou dias e se for persistente. Nesse caso, o ideal é procurar um médico, especialmente o neurologista, para fazer uma avaliação. Quanto mais cedo a doença é identificada, mais chance há de realizar um tratamento eficaz”, elucida Felipe.

Tratamento

A Esclerose é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura. Mas existem formas de reduzir ou até mesmo impedir a progressão dos sintomas. Para controlar a doença existem tratamentos através de medicação (oral, venosa, subcutânea, injetável, etc.), que deve ser aliada a tratamentos de reabilitação, como fisioterapia e fonoaudiologia. Em alguns casos pontuais, há também a possibilidade de transplante de medula óssea. “Essa opção é bem restrita, para os casos em que se tem uma evolução muito rápida, ou quando os tratamentos comuns não obtêm resposta”, explicita o professor.

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Cerca de 4,26 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto podem sacar, a partir desta segunda-feira (17), o valor do...

Jogador de futebol de várzea morto em Mata de São João por facção por causa de foto

Um rapaz de 20 anos foi morto de forma covarde e por motivo fútil, na cidade de Mata de São João, região metropolitana de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto

Cerca de 4,26 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em julho e agosto podem sacar, a partir desta...
Fundação Jose Silveira

Partiu Estágio: 2ª convocação traz oportunidades para Salvador, RMS e interior

O governo baiano realiza a 2ª convocação do Edital 001/2024 do Programa Partiu Estágio, nesta terça-feira (18). Ao todo,...

Após flagrar Uno transitando em zigue-zague na rodovia, PRF prende motorista totalmente embriagado em Santo Antônio de Jesus

Na próxima quarta-feira (19), a Lei Seca completa 16 anos e desde que a normativa entrou em vigor já...

É VALA! Cabeça cara do ‘BDM’ que agia na RMS morre após confronto em Castelo Branco

Um homem, identificado como Ednei Alves Silva dos Santos, de 40 anos, foi morto pela Polícia Civil durante uma...

Hemoba celebra Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme com forró e palestras

O Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (DF) – 19 de junho, criado pela Organização Mundial da Saúde,...