Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Brasil já tem mais de 2,9 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19

Com 3.717.156 casos confirmados de Covid-19, o Brasil tem 2.908.848 pessoas recuperadas. Outras 690.642 estão em acompanhamento. É o que mostram os números divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

“O Brasil lidera esse ranking. Uma taxa de 18,6% do total de pessoas recuperadas, seguidos por índia, Estados Unidos, Rússia e África do Sul”, disse Eduardo Marques Macário, diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Cento e oitenta e oito países já registraram casos de Covid até o momento. No Brasil, já foram registrados 117.666 óbitos.

E o Ministério da Saúde anunciou que, na 34ª semana epidemiológica, que vai de 16 a 22 de agosto, o Brasil teve uma redução de 13% nos casos novos de Covid em relação ao período anterior. A média diária de casos notificados na semana 34ª foi de 37.895, contra 43.527 na semana 33ª. “Quando a gente compara por região, a gente observa que essa redução de 13% ficou distribuída em quase todas as regiões”, disse Eduardo Marques Macário.

Em relação aos municípios, 99,1% já notificaram casos da doença. “O que dá um total de 5.520 municípios, mostrando que a Covid está realmente espalhada em quase todos os municípios”, acrescentou Eduardo Macário.

Do total de casos novos registrados na última semana, 60% foram no interior dos estados. Do total de óbitos, 51% nas regiões metropolitanas e 49% fora das regiões metropolitanas.

O Ministério da Saúde reforçou que não há no Brasil, até o momento, nenhum caso confirmado e comprovado de reinfecção por Covid. “Uma segunda infecção pelo vírus Sars-COV-2 é um evento raríssimo que precisa ser investigado com a máxima cautela. Segundo a literatura, somente um caso foi confirmado num laboratório de Hong Kong até o momento”, disse o diretor.

No Brasil, segundo Eduardo Macário, a maioria dos casos de reinfecção que estão sendo investigados até o momento apontam para ocorrência de resultados falso positivos, tanto na primeira como na segunda amostra.

Testes
Juntando a rede pública e privada, já foram realizados em todo o país 11.435.082 testes para detecção da Covid-19. Desse total, 4.797.948 é do tipo RT-PCR e 6.637.134 do sorológico.

Desde segunda-feira (24), o país passou a contar com mais uma unidade para diagnóstico da doença – Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 da Fiocruz, no Ceará. No local podem ser processados até 10 mil testes moleculares por dia.

Medicamentos
Nesta semana, o Ministério da Saúde apresentou ações para evitar o desabastecimento em estados e municípios de medicamentos necessários ao tratamento de pacientes graves da Covid-19. Fazem parte das iniciativas para equalizar os estoques:

– A requisição de medicamentos no Uruguai, que abasteceu as regiões do sul e parte do estado do Mato Grosso do Sul.

– A realização de pregão eletrônico para dar celeridade na aquisição e equidade nos preços dos produtos;

– Para alinhar as estratégias de vendas e distribuição dos medicamentos, o Ministério da Saúde também está informando semanalmente as indústrias sobre o consumo médio de medicamentos por estado.

Ela venceu a Covid-19
Uma das pessoas que venceu a doença e tem história para contar é Conceição da Silva Cardoso, de 87 anos. Moradora do Distrito Federal, ela ficou internada 12 dias e contou que lutou dia a dia para voltar ao encontro da família. “Essa doença não é brincadeira”, disse. “Graças a Deus, estou saindo dessa”.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

SOTERRAMENTO: acidente no polo petroquímico deixa um morto e bombeiros agem rápido

O desmoronamento de uma estrutura de um galpão pré-moldado no polo petroquímico, em Camaçari, região metropolitana de Salvador, atingiu...