Vacinação animal em sistema drive-thru começa nesta sexta-feira (28)

A partir desta sexta-feira (28), tutores de cães e gatos poderão proteger os animais de estimação contra raiva através do sistema drive-thru de vacinação. A estratégia, pioneira no país, acontece nos próximos quatro finais de semana na capital baiana (sempre às sextas, sábados e domingos), das 9h às 16h, na Arena Fonte Nova e na Praça do Sol, no bairro de Periperi.

“Escolhemos abrir essa modalidade aos finais de semana para facilitar o acesso das pessoas que por algum motivo tenham dificuldade de levar os animais durante os dias úteis. Nossa expectativa é obter o mesmo sucesso que tivemos na campanha de vacinação contra gripe para humanos que, aqui em Salvador, também foi implementada com o sistema drive-thru de forma pioneira no país”, destacou Danielle Dantas, chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização será obrigatória. Os animais também deverão ser transportados com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor, um acompanhante seja levado no veículo para conter o animal no momento da aplicação da dose.

“Definimos algumas orientações específicas para evitar incidentes durante a estratégia. Cães de grande porte, por exemplo, deverão ser vacinados fora dos automóveis para segurança do profissional de saúde e do tutor. Também orientamos que os responsáveis pelos pets mantenham as janelas dos veículos fechadas para evitar possíveis fugas indesejadas”, completou a veterinária.

Além do sistema driva-thru, a vacinação contra a raiva acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, em mais de 90 postos de saúde espalhados pela cidade. Neste período de campanha, os agentes de combate às endemias também percorrem as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes, de segunda a sexta-feira.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Caso Atakarejo: vídeo mostra Ian gritando para não ser entregue aos traficantes: “eu não quero”

Um vídeo enviado ao Informe Baiano na noite de segunda-feira (10/05) mostra o momento exato em Bruno e Ian Barros da Silva, 29 e 19 anos, tio...

Tiroteio deixa pelo menos 11 mortos em escola na Rússia

Onze pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas esta manhã durante um ataque a uma escola na cidade russa de Kazan. O ataque foi feito por dois...

Polícia descobre plano de ataque à escola; suspeito queria homenagear autor do massacre de Suzano

A Polícia Civil de São Paulo prendeu hoje (10) um homem de 19 anos suspeito de planejar um ataque a alunos de uma escola no bairro de Americanópolis, na...

Ministério da Saúde receberá 8,2 milhões de doses de vacina até sexta

O Ministério da Saúde receberá até sexta-feira (14) 8,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Segundo o secretário executivo do ministério, Rodrigo Cruz, a pasta...