Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prainha do Lobato é mais novo trecho de orla requalificado pela Prefeitura

foto-Valter-Pontes_SECOM

Salvador “sextou” com mais um trecho de orla que está de cara nova e que promete ser mais um ponto de visitação de moradores e turistas, com uma bela vista para a Enseada dos Tainheiros, que banha a Península Itapagipana. Desta vez, as melhorias foram promovidas pela Prefeitura na Prainha do Lobato, com obras que se estenderam por 11 mil m² de área e receberam investimento de R$2,6 milhões. A entrega da requalificação foi realizada nesta sexta-feira (28), com as presenças do prefeito ACM Neto, corpo técnico e imprensa.

Ao longo dos 400m do trecho de orla foram instaladas mesas para jogos, quiosques para comercialização de alimentos e bebidas como água de coco e acarajé, parque infantil, equipamentos para ginástica, rampas e escadas de acesso à praia. Também podem ser encontrados dois píeres, bancos e vagas de estacionamento para carro e moto e área verde com plantação de novos coqueiros.

“É um presente para o Lobato e para Salvador. Este foi um projeto pensado com muito carinho e realizado a pedido dos moradores. Aqui a praia é a principal alternativa de lazer. Mesmo neste momento em que, em função da pandemia, o acesso à praia ainda não está permitido, a orla pode ser usada seguindo todos os protocolos de segurança, como o uso de máscara e manter o distanciamento”, pontuou ACM Neto.

A estudante Camila Vitória Santos, de 14 anos, ficou encantada com a nova orla bem em frente de casa. “Estava bem pior a situação aqui, não tinha nada, mesmo. Agora melhorou bastante, porque a gente pode vir aqui sentar nos bancos, passear, fazer exercício físico. Uma beleza!”, afirmou.

Demais melhorias – De acordo com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, o projeto foi elaborado atendendo aos usos e costumes dos residentes no bairro. “Esta é uma praia de extensão pequena, mas que atende a toda essa comunidade. É um local onde costumam vir para comer um churrasquinho, tomar uma água de coco ou bater um papo. Só fizemos organizar o que já existia aqui”.

28 08 20 Pref ACM Neto Prainha do Lobato foto Valter Pontes SECOM26 scaled

Além da extensão da orla, o projeto também resultou na reurbanização de uma praça do fim de linha, localizada entre a Igreja São Vicente de Paula e o Colégio Estadual Dalva Matos. Na área de convivência e lazer foi instalado um parque infantil, equipamentos de ginástica, quiosque para venda de lanche e mobiliário urbano como bancos antivandalismo, paraciclos e contêineres subterrâneos, produzidos pela Companhia de Desenvolvimento de Salvador (Desal).

Um estacionamento foi estruturado ao longo do espaço de lazer, além da implantação de elementos de paisagismo com o plantio de árvores e mudas diversas. No terminal de fim de linha foi colocado um abrigo de ônibus para acolher os passageiros.

A obra também viabilizou a troca de iluminação da praça e orla por LED, através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Foram feitas, ainda, intervenções de macro e microdrenagem, contenção marítima e implantação de baia de ônibus, de passeio em concreto e de pavimento asfáltico.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes, explicou que a obra foi de fácil execução. “Construímos uma estrutura nova em um lugar onde não havia infraestrutura. A cidade recebe, assim, um espaço novo para aproveitar”, pontuou.

Balanço – A Prefeitura já investiu mais de R$300 milhões na revitalização da orla da capital baiana. Além da Prainha do Lobato, as intervenções e melhorias já estão presentes em São Tomé de Paripe, Tubarão, Rua Almeida Brandão/Plataforma, Ribeira, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Boca do Rio, Jardim de Alah, Piatã, Itapuã, Farol de Itapuã, Praça Wilson Lins na Pituba, Ponta do Humaitá e Amaralina.

Outros dois trechos estão com obras em andamento, são eles: Boa Viagem e segunda etapa de Amaralina. As intervenções também ocorrem no trajeto de Stella Maris a Praia do Flamengo, que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O novo levantamento do instituto Paraná...

MORRO DO MACACO: Traficante é morto durante troca de tiros em Barreiras

Policiais Militares realizavam diligências na localidade do Vale do Amanhecer, em Barreiras, oeste da Bahia, quando foram informados que criminosos traficavam drogas em uma...
Fundação Jose Silveira

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O...

MORRO DO MACACO: Traficante é morto durante troca de tiros em Barreiras

Policiais Militares realizavam diligências na localidade do Vale do Amanhecer, em Barreiras, oeste da Bahia, quando foram informados que...

Indivíduo com três mandados de prisão em aberto é localizado e preso pela PM em Periperi

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares do Batalhão Gêmeos detiveram um homem com três mandados de prisão em...

Dupla com pistola é conduzida em Don Avelar

Policiais militares da 47ª CIPM flagraram dois homens armados, nesta quinta-feira (28), durante uma abordagem preventiva da 22ª edição...