Lençóis: prefeitura flexibiliza turismo e exige teste da covid-19 para visitantes

A Prefeitura de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, resolveu flexibilizar o decreto que reabre o turismo. Porém, conforme o Jornal da Chapada, o Ministério Público indicou que a exigência de teste da covid-19 para os visitantes deve continuar e com isso, foi mantida.

Ainda conforme a publicação, a reunião online na sexta-feira (28/08) contou com a participação de diversos setores da sociedade que atuam no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Durante a discussão, o prefeito Marcos Airton Araújo (Republicanos) anunciou a flexibilização em dois dos três pontos questionados pela Acel.

Primeiro, a ampliação do horário de funcionamento para restaurantes, que será estendido até 21h, para atender o turista que retorna das trilhas. Segundo, a colocação de mesas nas ruas pelos bares e restaurantes, que é uma tradição de Lençóis e será permitida desde que cumprida as medidas de distanciamento social, capacidade reduzida de até 50% e distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas.

Já o terceiro ponto discutido, foi a exigência do teste para covid-19 para entrada de visitantes no município chapadeiro, e que foi mantido pelas autoridades. A promotora Diva Maria Rocha afirmou que “entre o direito de ir e vir, o direito ao turismo e o direito à saúde, prevalece o direito à saúde. É preciso lembrar que ainda estamos sob declaração de calamidade pública. E, nesta questão do teste, a prefeitura exerce sua competência em prol da saúde da população”.

Os empresários questionaram sobre uma maior conscientização da população sobre as medidas de combate e prevenção à covid-19. E o prefeito municipal destacou a necessidade de aprovação na Câmara de Vereadores da ‘Lei de Fiscalização’ para medidas contra a pandemia. Marcos Airton pediu apoio de todos nesse sentido. “Precisamos ser fiscais um do outro sobre o cumprimento das medidas contra a covid-19”, comenta o gestor republicano.

Foi solicitado para a Acel a criação de um novo documento com sugestões e dúvidas que deve ser encaminhado à prefeitura para apreciação como forma de dar continuidade ao debate.

Estiveram ainda no encontro diversos empresários e secretários municipais. Também tiveram participação a coordenadora do combate e enfrentamento à pandemia da covid-19, Gisela Andrade; o presidente da Associação Comercial de Lençóis (Acel), Ana Cristina Moreira; e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo.

Com informações do Jornal da Chapada

Dois novos medicamentos são incorporados ao SUS

APortaria SCTIE/MS nº 18, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (10), incorpora os antiangiogênicos aflibercepte e ranibizumabe no Sistema Único de Saúde (SUS). Os...

Segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe começa hoje

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza começa hoje (11) e vai até o dia 8 de junho. Promovida pelo Ministério da...

Caso Atakarejo: vídeo mostra Ian gritando para não ser entregue aos traficantes: “eu não quero”

Um vídeo enviado ao Informe Baiano na noite de segunda-feira (10/05) mostra o momento exato em Bruno e Ian Barros da Silva, 29 e 19 anos, tio...

Tiroteio deixa pelo menos 11 mortos em escola na Rússia

Onze pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas esta manhã durante um ataque a uma escola na cidade russa de Kazan. O ataque foi feito por dois...