Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Jovem Aprendiz Empreendedor abre inscrições amanhã (1º)

Nesta terça-feira (1º), às 9h, estarão abertas as inscrições para o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. Serão selecionados e contratados 300 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 22 anos e seis meses, que participarão de capacitação teórica virtual e, posteriormente, presencial. A atuação será como auxiliar administrativo em diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura.

A iniciativa é fruto da parceria com entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), e o Parque Social, entidade formadora e reconhecida pelo Ministério de Trabalho e Emprego. Desde 2014, cerca de 1.200 jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de conseguir o primeiro emprego através do programa.

Os interessados em participar do projeto devem realizar as inscrições através do site http:// jovemaprendiz. salvador. ba. gov. br. O processo seletivo será realizado em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e executadas de forma on-line: inscrição, análise de documentos, avaliação cognitiva (elaboração de texto em plataforma digital) e entrevista individual por videoconferência.

No preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve anexar os documentos solicitados. Após aprovação, serão convocados para a avaliação cognitiva, que o classifica, ou não, para a entrevista individual, realizada por psicólogos.

Experiência – O Jovem Aprendiz Empreendedor tem sido um importante passo para os participantes ingressarem no mercado de trabalho, resgatarem a autoestima e terem uma formação cidadã. Foi o caso de Maria Viana, de 23 anos. Estudante de Jornalismo, participou do programa atuando por um ano e meio na Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal).

“Fui muito bem recebida na Desal. De forma geral e singular, ser jovem aprendiz mudou a minha vida, inclusive na influência de escolher a minha graduação. Atualmente, sou contratada e realizada. Digo com propriedade que é um dos melhores projetos desenvolvidos que participei pelo Parque Social”, disse.

Já a auxiliar administrativa Vitória Souza, 21 anos, contou que o primeiro emprego como jovem aprendiz acrescentou muito em sua vida profissional. “Foi minha primeira assinatura na carteira de trabalho. Além disso, foram oferecidos diversos cursos onde tive a oportunidade de aprender e levo esses conhecimentos até hoje”, afirmou.

Requisitos – Para participar do projeto é necessário morar em Salvador; ter idade entre 14 e 22 anos e seis meses, ser aluno de escola da rede pública de ensino, estar cursando a partir do 9º ano (fundamental), ou estar no ensino médio ou concluído. É preciso ter carteira de trabalho sem registro de contratação e renda familiar comprovada de até meio salário mínimo por pessoa.

Quem ainda estiver estudando, não deve ter dependência em nenhuma disciplina e, ainda, ter disponibilidade para frequentar as atividades do projeto no contraturno ao que estiver matriculado em escola pública regular.

Durante os 17 meses e 10 dias de vigência do programa, os aprendizes recebem 1.280 horas de capacitação, com acompanhamento psicossocial, remuneração de meio salário mínimo, férias e demais direitos trabalhistas. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (71) 3202-7100, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel Brito foi até os stories...

TRETA COM ELON MUSK: Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira (19/04) que a soberania brasileira...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

FINALMENTE! Irmã de Davi contrata assessoria para as redes sociais após chuva de críticas

Após uma chuva de críticas pela forma que conduzia as redes sociais do campeão Davi, a irmã dele Raquel...

TRETA COM ELON MUSK: Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes afirmou nesta sexta-feira...

Devedores de pensão alimentícia são flagrados pelo Reconhecimento Facial na Micareta de Feira 2024

Devendo pensão alimentícia, dois homens - um deles procurado pela Justiça de São Paulo - foram capturados com auxílio...

PREOCUPANTE: Hospital da Criança atinge recorde de atendimento de emergência em Feira de Santana

O Hospital Estadual da Criança (HEC), localizado em Feira de Santana, registrou um recorde no número de atendimentos da...